Quase todo motorista já precisou utilizar o celular enquanto dirigia, mas os riscos da utilização desse aparelho, que trouxe tanta praticidade ao dia a dia ao cidadão, com uma combinação arriscada pode elevar até a morte. De acordo com dados da Superintendência Municipal de Transportes e Trânsito (SMTT), os maceioenses estão diminuindo o número de infrações.

O número de condutores flagrados fazendo o uso de celulares e de fones de ouvido ao volante diminuiu no primeiro semestre deste ano em aproximadamente 48,25%. Em 2017, a  Associação Brasileira de Medicina do Tráfego, a Abramet, divulgou que o uso do celular ao volante já é a terceira maior causa de mortes no trânsito. 

Conforme a SMTT, de janeiro a julho de 2017, 3361 infrações foram contabilizadas. No mesmo período de 2018 foram registrados 1739 casos, resultando na diminuição de 1622 ocorrências.

O Código de Trânsito Brasileiro (CTB) estabelece que dirigir utilizando o celular ou fones nos ouvidos é uma infração média e custa R$ 130,16, além de quatro pontos na Carteira Nacional de Habilitação (CNH).

Desdobramentos

Em 2016, a infração ganhou mais um desdobramento. Desde então, dirigir apenas com uma das mãos enquanto manuseia o telefone seja para qualquer finalidade, como acessar redes sociais ou até mesmo tirar as mãos do volante, tornou-se infração. Este tipo de infração é considerada gravíssima e custa R$ 293,47 e sete pontos na CNH.

Mesmo com a diminuição da infração, os condutores precisam erradicar essa prática irregular. A Superintendência investe na realização de ações educativas para combater a problemática nas vias da capital. “Através da educação do trânsito, trabalhamos no combate ao uso do celular ao volante de várias maneiras. Realizamos blitzes onde são abordados o uso e as consequências deste ato por meio de conversas e apresentação de dados. O assunto também é tratado nas formações semanais com taxistas, palestras em empresas, escolas e universidades”, detalhou a coordenadora de Educação no Trânsito, Juliana Normande.