Depois de ficar quase 24 horas sem energia elétrica, o fornecimento nos Mercados do Artesanato e da Produção foi restabelecido na tarde desta terça-feira, dia 17. A informação foi confirmada pela assessoria de Comunicação da Secretaria Municipal de Trabalho, Abastecimento e Economia Solidária (Semtabes).

O Município informou ainda que é alto o índice de inadimplência dos permissionários e que ainda arca sozinho com o pagamento da energia elétrica das áreas comuns e de todos os comerciantes individuais, inclusive das 11 câmaras frigoríficas de grande porte.

A Semtabes enviou nota ao Cada Minuto informando o religamento da energia no Mercado e que solicitará medidores individuais para cada permissionário.

Leia a nota, na íntegra, abaixo:

"A Semtabes informa que o religamento da energia nos Mercados da Produção e do Artesanato foi realizado na tarde desta terça-feira (17). O órgão acrescenta que formalizará a solicitação de individualização dos medidores para que cada permissionário passe a pagar por seu consumo de energia."

O caso

Na manhã de hoje alguns permissionários se depararam com os estabelecimentos às escuras e devido à falta de energia freezers, geladeiras, máquinas de moer e algumas balanças para pesagem de alimentos não estavam funcionando o que impossibilitou alguns dos serviços.

Os trabalhadores chegaram a relatar que não foram informados sobre o corte e lamentaram os prejuízos, principalmente aqueles que trabalham com alimentos que precisam estar refrigerados como carnes, peixes, crustáceos, laticínios e outros.

Sobre o corte no fornecimento de energia a Eletrobras informou que só são realizados após notificações de aviso de suspensão de fornecimento que são informados nas contas de energia de seus clientes. Para os órgãos públicos, as notificações são reforçadas por meio de correspondência, em que são dados prazos para que o débito seja regularizado, para que então a energia seja suspensa.