Estranha eleição a deste ano em Alagoas. Apesar do distanciamento do eleitor, praticamente todos os cargos estão preenchidos, pelo menos de acordo com a bolsa de apostas que circula no meio.
Sendo assim, melhor seria não termos disputa. Pra que, se tudo está praticamente definido? O certo é resolver tudo com algumas pesquisas de opinião e logo empossar essa turma. Dessa forma, pelo menos os gastos com a eleição seriam evitados e não teríamos aquele longo, enfadonho e repetido discurso dos personagens de sempre na propaganda eleitoral gratuita, não é mesmo?
Agora, falando sério, a situação atual é raríssima. Nem no auge do ‘reinado’ dos influentes e poderosos “coronéis” tal fato ocorreu. Hoje já é sabido que o governador Renan Filho, sem adversário, está reeleito. Das 9 vagas para federal sete nomes já estão certos, assim como já são conhecidos os de 18 dos 27 deputados estaduais.
Calculam, também, que das duas vagas para senador uma está preenchida e é de Renan Pai (MDB). Biu de Lira (PP), Maurício Quintella (PR) e Rodrigo Cunha (PSDB) disputam a última, com maiores chances para o ex-ministro de Temer.
E o motivo é simples. Com a classe política desacreditada e o eleitor decepcionado com o sistema que impede o surgimento de novas e diferentes alternativas, o eleitor do ‘negócio’ – influenciado político - terá mais peso, daí a possibilidade de Quintella crescer a partir da estrutura que montou e reforçou com os Calheiros, Rui e Michel Temer.
Gênio da política alagoana e nacional, o senador Renan Calheiros (MDB) é o grande cérebro do atual fenômeno local com três jogadas: ‘ - atrair Quintella destruiu a oposição; 2 - consegue surfar na aprovação do governo do seu filho; 3 - defende o ex-presidente Lula constantemente, o que o aproxima do eleitor humilde e o vacina contra a antipatia de boa parte dos formadores de opinião ‘lulistas’, um fenômeno eleitoral no Nordeste.
Bom, como me disse o autor da ideia dessa postagem, “seriam bom que tudinho caísse do cavalo”. Porém, imediatamente completou: “Mas como se tá tudo montado e inexiste oposição?”
Entreguem os diplomas e vida que segue.









