Um membro sênior da equipe médica de resgate disse à Reuters que seis garotos já saíram do complexo de cavernas de Tham Luang. No início da manhã deste domingo, o chefe do serviço de saúde local e de parte da equipe de resgate, Tossathep Boonthong, afirmou que os primeiros dois garotos presos em uma caverna na Tailândia foram resgatados.
Há pouco, o tenente-general Kongcheep Tantrawanit afirmou que outros quatro garotos deveriam sair em breve . Segundo a Agence France Press, eles estavam no “acampamento-base” dos mergulhadores, dentro do sistema da caverna na Tailândia . "Quatro garotos chegaram à câmara três e sairão da caverna em breve", disse Tantrawanit .
A operação de resgate do grupo de 12 garotos e o técnico começou durante a madrugada deste domingo (no horário de Brasília). Segundo as autoridades locais, eles serão retirados em quatro grupos – um com quatro pessoas e os outros com três. O resgate pode durar até quatro dias.
Dois mergulhadores irão acompanhar cada um dos garotos presos. Os meninos usarão máscara facial para passar por trechos inundados. Uma corda ajudará a guiar o grupo.
Para chegar ao grupo, os mergulhadores têm que atravessar cerca de 1,7 quilômetro de passagens estreitas em cada viagem para o interior da caverna. O caminho, que entre ida e volta leva cerca de 11 horas, possui trechos de visibilidade nula e correntes de água, partindo de um posto provisório no interior da caverna.
O governador Narongsak Osatanakorn, afirmou que a operação não é só submersa nas águas que inundaram a galeria. Com o bombeamento constante de água para fora da montanha, pontos antes totalmente inundados podem ser feitos caminhando.
Para receber o grupo, trinta equipes médicas estão estão de prontidão, cada uma com helicóptero e ambulância.
Um fator agravante para o processo de resgate é a previsão da chegada de mais chuvas, previstas deste domingo (8) até quarta-feira (11). As autoridades também decidiram dar ondem para que mais de mil profissionais de comunicação deixem o local.
Grupo em caverna na Tailândia estava desaparecido
O grupo foi localizado na última segunda-feira (2) . De acordo com o governador da província de Chiang Rai, Narongsak Osottanakorn, oficiais das forças navais do país encontraram os adolescentes dentro da caverna Tham Luang.
Com idade entre 11 e 16 anos, os garotos e o treinador, de 25 anos, estavam desaparecidos desde 23 de junho, quando teriam entrado na caverna durante um passeio – e foram surpreendidos por chuvas torrenciais, que impediram a entrada de mergulhadores profissionais para o resgate.
Eles teriam pedalado até o local depois do treino e podem ter entrado na caverna na Tailândia por um túnel estreito de 15 metros que ficou completamente cheio de água devido à forte chuva.










