Mudar não é fácil, mas às vezes, uma mudança de rumo profissional não é apenas questão de escolha e sim de necessidade, principalmente em um mercado de trabalho cada vez mais dinâmico. O CadaMinuto conversou com mulheres que, mesmo atuando há vários anos em uma profissão, escolheram ou precisaram mudar de ramo.
Elas compartilham aqui as dores e delícias de seguir em frente, empreender e começar do zero. E, no final das contas, demonstram que o saldo é positivo: trabalhar com o que gosta - e ainda ganhar em qualidade de vida - supera o medo e a insegurança que o novo traz.

Do PP ao GGG
Advogada especialista em licitações e administração pública, Claudia Gerbase trabalhou por mais de uma década como assessora jurídica, até que, no ano passado, precisou mudar radicalmente de ramo. “A iminência de ser demitida no emprego anterior foi o empurrão que eu precisava para a mudança, que aconteceu por necessidade e escolha. E, principalmente, pelo desejo de fazer algo que me trouxesse felicidade”, relatou.
Provisoriamente afastada do mundo jurídico, Claudia apostou na venda de roupas femininas, do PP ao GGG, em domicílio, unindo sua antiga paixão por moda ao desejo de ajudar outras mulheres, principalmente àquelas que correm contra o tempo, a se vestirem bem e encontrarem o próprio estilo.
“É difícil recomeçar, pois traz dúvidas e desafios e, no início, os rendimentos financeiros são mais baixos, gerando insegurança. Mas, a cada nova venda, ao ver a satisfação das clientes, me sinto estimulada e recompensada e isso torna o meu trabalho muito prazeroso. Muitas mulheres têm dificuldades em comprar roupas e outras simplesmente não têm tempo para isso, então, achei que o mercado estava carente deste serviço em domicílio”, explicou.
Em relação aos pontos positivos da mudança, ela ressaltou a qualidade de vida, o prazer de trabalhar com algo que gosta e os horários flexíveis, que resultam em mais tempo livre ao lado dos dois filhos pequenos.
DC Moda Fashion
Whatsapp: (82) 99676-5831
Redes sociais: @dcmodafashion

Incentivo de presente
A cabeleireira Renata Alexandre Souto dos Passos resolveu trocar a área de beleza pela decoração de festas e confecção de personalizados em 2016, porque não estava mais satisfeita com a profissão. Percebendo a insatisfação da filha, a mãe de Renata lhe presenteou com uma prensa.
O aparelho para reproduzir imagens e textos em objetos foi o pontapé para a nova atividade que a ex-cabeleireira exerce hoje: decoração de festas, confecção de personalizados e sublimação, também conhecida como “transfer”, que é transferência de artes para materiais como copos, camisas, canecas, sandálias, etc.
“No começo tudo é difícil, mas quando a gente tem força de vontade e um objetivo a traçar, as coisas vão ficando mais fáceis. Hoje tenho muito orgulho do que faço e um retorno e um lucro melhores do que tinha na profissão anterior”, relatou, acrescentando que as maiores dificuldades ocorreram no início.
“Sem saber fazer nada, precisei realizar muitas pesquisas para chegar onde estou hoje e fui pegando gosto pela profissão, sempre me aprimorando e procurando novidades”, contou, afirmando que agora trabalha exatamente com o que gosta e não voltaria atrás.
Brindes Impressos
WhatsApp: (82) 99323-5710
Redes sociais: @brindesimpressos

Mundo da moda
A servidora pública Nivelma Jatobá dividia seu tempo entre o serviço público no Estado e as atividades como cabeleireira, mas em março deste ano, uma série de razões, entre elas questões de saúde, a levou a trocar as tesouras e químicas do salão pelo mundo da moda, ao qual sempre foi apaixonada.
“O começo é sempre muito difícil, principalmente em um ramo bem concorrido, mas os desafios nos impulsionam a alcançar metas cada vez mais altas”, contou ela, que ainda mantém o emprego no setor público.
“Trabalho com uma das coisas que mais me dão prazer, roupas femininas. E quem não gosta de andar na moda? Pensando nisso, decidi dar vida à Morena Mel, espaço onde as mulheres podem desfrutar das melhores tendências, sem gastar muito... Fazer o que gosta e ainda lidar com o público, não tem preço. Isso faz com que as dificuldades se tornem ínfimas diante do prazer de trabalhar com o que ama”, comemorou.
Assim como a amiga Renata, também ex-cabeleireira, Nivelma diz estar satisfeita e realizada no novo rumo. No final das contas, apesar de não ter sido uma mudança necessariamente planejada, ela acabou trazendo mais qualidade de vida para a nova empreendedora.
Morena Mel
Whatsapp: (82) 98892-3242
Redes sociais: @morenamelmaceio @nivelmajatoba

Números e sonho
Formada em Ciências Contábeis, Rosa Luna trabalhou por quase 13 anos na gerência financeira de uma rede de salões de beleza em Maceió, onde começou como auxiliar administrativa até ocupar o cargo de gerente. Mas, em novembro de 2017, ela decidiu deixar a carreira já consolidada para investir em seu grande sonho: cursar Medicina.
“Pedi demissão para ter mais tempo para estudar e, junto a isso, fiz cursos para me atualizar sobre Confeitaria, já que amo fazer bolos, para ajudar na renda em casa. Hoje estou fazendo bolos decorados e estudando”, relatou, acrescentando que, com a mudança, teve que se adequar às novas realidades.
“É bem diferente da minha rotina anterior, o dia a dia da vida doméstica, estudar nas madrugadas e finais de semana, mas quando penso no meu foco tudo fica mais fácil”, finalizou a nova confeiteira e futura médica da cidade.
Rosa Luna
WhatsApp: (82) 993292907
Redes sociais: @rosamluna, Rosa Luna











