A Secretária de Saúde do Município, Ângela Vanessa,  reuniu na manhã desta quarta-feira, 20, os profissionais da equipe técnica do Programa Melhor em Casa(Home Care), “a segurança do Hospital no conforto do seu lar”. O programa é uma parceria com o Governo Federal, através do Ministério da Saúde.  

O encontro contou com a presença dos profissionais das áreas de Nutrição, Enfermagem, Medicina, Psicologia, Assistência Social, entre outras, que através do programa levarão atendimento a mais de 200 pacientes cadastrados, os quais não têm condições de irem até as unidades básicas de saúde, e passarão a serem assistidos de forma humanizada nos seus lares.

Nos casos em que o paciente precisam ser visitado semanalmente, ele poderá ser acompanhado por equipes específicas de Atenção Domiciliar, como as que fazem parte do Programa Melhor em Casa.

O atendimento é realizado por equipes multidisciplinares, formadas prioritariamente por médicos, enfermeiros, técnicos em enfermagem e fisioterapeuta ou assistente social.

Benefícios do Melhor em Casa

• Melhorar e ampliar a assistência no SUS a pacientes com agravos de saúde, que possam receber atendimento humanizado, em casa, e perto da família;

• Estudos apontam que o bem estar, carinho e atenção familiar, aliados à adequada assistência em saúde são elementos importantes para a recuperação de doenças;

• Pacientes submetidos a cirurgias e que necessitam de recuperação, quando atendidos em casa apresentam redução dos riscos de contaminação e infecção;

• Melhor em Casa representa um avanço para a gestão de todo o sistema público de saúde, já que ajudará a desocupar os leitos hospitalares, proporcionando um melhor atendimento e regulação dos serviços de urgência dos hospitais.