Os sindicatos, o reajuste salarial e as eleições

14/06/2018 15:06 - Coluna Labafero
Por Redação
Image

A Prefeitura de Maceió esticou a proposta, mas os sindicatos que representam os servidores públicos da capital decidiram hoje não aceitar o reajuste de 3% ofertado, mesmo sendo este o maior percentual concedido pelas capitais brasileiras, em mais um ano de crise econômica. 


Mas nos bastidores, a recusa dos sindicatos revela um tom a mais, que não apenas o discurso de “a luta continua, companheiro”. Neste ano de eleição, a articulação dos sindicatos tradicionais do município (Sindspref, Sindsaúde e Sindprev, para citar os mais fortes), ganhou o reforço do Sinteal, que representa os trabalhadores da Educação de Alagoas e que sempre manteve sua campanha salarial em separado dos demais servidores.


O Sinteal é ligado à CUT, que é ligada ao PT. E, nacionalmente, a ordem do PT é que seus sindicatos pressionem com mais força os governos do PSDB, como é o caso de Maceió. 


E em Alagoas, essa diretriz ganha uma evidência a mais: o governo do Estado (MDB) e aliado do PT, ofereceu aos servidores 2,95% de reajuste linear para todos, inclusive servidores da Educação, representados pelo mesmo Sinteal. A proposta foi acatada.


Já em Maceió, os 3% foram acatados pelo Sindsaúde, o Sindspref chegou inclusive a baixar o tom das críticas na imprensa, mas acabaram sendo votos vencidos no contexto.


Em meio a tudo isso, ficam os servidores de Maceió, que poderiam ter conseguido algum ganho; a população pobre, que corre o risco de ficar sem os serviços essenciais e toda a sociedade, que já não aguenta mais essa política toda.

Comentários

Os comentários são de inteira responsabilidade dos autores, não representando em qualquer instância a opinião do Cada Minuto ou de seus colaboradores. Para maiores informações, leia nossa política de privacidade.

Carregando..