Enfraquecido por conta das pesquisas eleitorais, pra muita gente a candidatura do ex-governador de São Paulo, Geraldo Alckmin (PSDB), está inviabilizada. Desde a semana passada foi iniciado um movimento que vê Marina Silva (REDE) como a alternativa do "centro democrático" para a disputa presidencial. O autor da ideia é o ex-presidente Fernando Henrique Cardoso.
Já faz tempo que FHC percebeu que Alckmin não decola para ser a alternativa ao antipetismo e a Jair Bolsonaro. Antes tentou o nome do apresentador Luciano Huck e o do ex-ministro do STF Joaquim Barbosa. Mas ambos desistiram.
Avaliação é que Marina é um nome ainda não desgastado com a política tradicional. E na pesquisa Datafolha divulgada ela está em segundo lugar, com até 15% das intenções de voto, nos cenários sem o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva.
Esse grupo chefiado por FHC tem ainda como mais uma alternativa o nome do senador Álvaro Dias (Podemos) contra a provável polarização entre Jair Bolsonaro e um candidato de coalização dos partidos de esquerda.
Leia mais aqui.