O Instituto de Proteção e Defesa do Consumidor (Procon) autuou por irregularidades três das cinco agências bancárias fiscalizadas nesta quarta-feira, 16, pela equipe da autarquia. As agências bancárias visitadas foram da Caixa Econômica Federal, Banco do Brasil, Itaú e Bradesco.

 

O BB localizado no bairro Tabuleiro dos Martins foi autuado por falha de acessibilidade, já que o elevador estava há dois meses sem manutenção e desligado, dificultando o atendimento – no andar de cima - de pessoas com deficiência. Além de autuada, a instituição foi notificada para consertar o elevador em até dez dias.

 

Uma agência da Caixa, também localizada no Tabuleiro, recebeu auto de constatação por falta de clareza sobre a lei de tempo de espera em filas. A empresa tem dez dias para resolver a situação, caso contrário, receberá o auto de infração.

 

Já em Guaxuma, a agência da Caixa foi autuada por não cumprimento da Lei de Filas, ultrapassando o tempo de uma hora para atendimento.

 

"Não é novidade o entendimento dessa lei. As agências devem atender os clientes em até 20 minutos em dias normais e em 30 minutos quando antecedem feriados. O não cumprimento resulta em autuação e o pagamento de multa", esclareceu o diretor-presidente Galba Netto.

 

"Salientamos que é de extrema importância o consumidor ligar para nosso número, o 151 e formalizar sua denúncia, assim podemos mandar nossa equipe verificar as irregularidades e tomar as medidas cabíveis", completou.

 

*Com Ascom/Procon-AL