Entra em vigor nesta quinta-feira (03) a portaria da Prefeitura de Maceió que cria o grupo de trabalho designado para prevenção e monitoramento de abalos sísmicos. De acordo com o prefeito Rui Palmeira, a criação do grupo de trabalho tem como finalidade coordenar e articular estudos e projetos relacionados, fazer acompanhamento sistemático e propor medidas para o fenômeno dos abalos sísmicos verificados em Maceió.
Os tremores de terra causaram danificações nas estruturas de residências, que acabaram sendo interditadas pela Defesa Civil de Maceió e os moradores aguardam por respostas. Segundo o prefeito, é necessário urgentemente de tomar medidas preventivas de segurança para conter e monitorar novos abalos.
O grupo de trabalho é composto por membros das secretarias de Desenvolvimento Sustentável, Defesa Civil, Desenvolvimento Territorial e Meio Ambiente e de Infraestrutura.
Os integrantes serão responsáveis fazer estudos das causas e consequências dos abalos Sísmicos; propor medidas preventivas para o fenômeno de abalos sísmicos; estabelecer diretrizes de estudos científicos para identificar as causas que ensejaram os abalos sísmicos ocorridos em Maceió, no sentido de evitar a reincidência; Coordenar e articular ações voltadas para prevenir eventos desastrosos imediatos e Analisar projetos relacionados a identificação das causas que geraram o desastre natural.
Os representantes designados pelos órgãos para compor o Grupo de Trabalho atuarão sem prejuízo de suas funções de origem e não sofrerão qualquer acréscimo remuneratório.