O promotor Alberto Tenório Vieira determinou a instauração de inquérito civil público para investigar as irregularidades detectadas pelo Departamento de Fiscalização do Conselho Regional de Medicina de Alagoas no do Hospital Nossa Senhora do Bom Conselho em Arapiraca.

Conforme o relatório do Cremal, durante a visita da fiscalização ficou constatado não há presença de ventilador pulmonar na sala de recuperação anestésica, lavanderia e copa: condições de aeração não adequadas, além de médicos com plantões de 24 horas em três dias consecutivos, o que compromete a saúde física e mental dos profissionais.

Apesar dessas informações, uma outra inspeção do Conselho Municipal de Vigilância Sanitária concluiu que os plantões médicos estão em conformidade com as normas vigentes, bem como foi constatada a existência de respirador pulmonar na unidade.

Diante do que foi exposto pelas fiscalizações, o promotor ressaltou que é importante investigar mais detalhado o caso, até para que se possa colher documentação para uma possível ação judicial.

A portaria foi publicada no Diário Oficial do Estado nesta quarta-feira (25).