As obras do Hospital Regional da Mata, em União dos Palmares, terão início ainda esta semana. A ordem de serviço para execução dos serviços foi assinado nesta terça-feira (3) pelo prefeito Areski Freitas (Kil), o governador Renan Filho e pelo secretário de Estado da Saúde, Christian Teixeira. O documento será publicado na edição do Diário Oficial do Estado (DOE) desta quarta-feira (03/04). 

 

A previsão é de que as obras de construção do Hospital Regional da Mata sejam concluídas em 18 meses, após a assinatura da ordem de serviço. Inicialmente, o equipamento de saúde foi orçado em R$ 38,8 milhões, mas licitado para edificação por R$ 32,3 milhões.

 

"Fui procurado pelo governador Renan Filho, que me pediu um terreno para a construção de um hospital do tamanho que União dos Palmares merece e assim foi feito", disse Kil. Ele destacou, ainda, que a nova unidade será referência no tratamento da saúde da população do interior e, além disso, ajudará diretamente a diminuir o grande fluxo de pacientes no Hospital Geral do Estado (HGE), referência no atendimento de urgência e emergência em Alagoas. 

 

Saúde referência e geração de emprego e renda

"Para a cidade, será um grande marco, porque vai gerar cerca de 800 empregos na saúde e atrair redes de farmácia, de alimentação, mais leitos para hospedagem e isso tudo reunido vai dinamizar a economia de União dos Palmares, fortalecendo o protagonismo regional que essa cidade exerce", observou Renan Filho.

 

Quando em funcionamento, o Hospital Regional da Mata terá capacidade para realizar 7.763 consultas e 7 mil exames de diagnóstico complementares por mês. Além de União dos Palmares, o hospital será referência para o atendimento de uma população estimada em mais de 200 mil pessoas, que residem nas cidades de Campestre, Jundiá, Colônia Leopoldina, São José da Laje, Santana do Mundaú, Joaquim Gomes, Branquinha, Murici e Ibateguara.

 

O Hospital Regional da Mata está sendo erguido numa área de 40 mil metros quadrados e terá 110 leitos, distribuídos em clínica médica (30), pediatria (15), UCI Neonatal (7), UCI Canguru (3), UTI Adulto (10), obstetrícia e Centro de Parto Normal (18) e cirúrgico (27). O terreno foi cedido pelo município.