O prefeito de Maceió, Rui Palmeira (PSDB), não vai encarar a disputa eleitoral deste ano tentando o cargo de governador de Alagoas, como esperavam amigos, eleitores e principalmente correligionários.
A decisão foi anunciada na noite desta segunda-feira (12) pelo próprio prefeito num vídeo postado nas redes sociais. Esta é a segunda desistência de um eventual candidato do PSDB para as eleições de 2018.
Há exatos 30 dias, o ex-governador Teotônio Vilela Filho também anunciou que não iria concorrer a nenhum cargo no pleito deste ano, abrindo espaço para outro tucano, possivelmente o deputado estadual Rodrigo Cunha.
Implodiu
Rui Palmeira era tido como candidatíssimo, até mesmo para a situação que tem como candidato o atual governador Renan Filho (MDB) concorrendo à reeleição. A notícia foi recebida com muita euforia por parte do governo que via em Rui Palmeira a única força de oposição com chances de evitar a renovação do mandato do peemedebista.
Resta saber se a direção do PSDB ainda pensa num substituto para encabeçar a Frente de Oposição ou se vai abrir mão desta disputa eleitoral, o que, teoricamente, deixaria o caminho aberto para que Renan Filho e Luciano Barbosa (se confirmarem a chapa puro sangue) sejam reeleitos com muita facilidade em Outubro, como já mostram todas as pesquisas divulgadas até agora.
Fora do páreo
Em sua mensagem, o prefeito de Maceió afirmou que tomou uma decisão definitiva e que prefere seguir à frente da administração da prefeitura da capital alagoana, já que para concorrer ao cargo de governador teria que renunciar o restante do mandato que termina em Dezembro de 2020. Ele ainda citou a família como fator preponderante para tomar essa decisão.
“Depois de ouvir muito minha família e lideranças políticas tomei a decisão definitiva de não disputar as eleições no ano de 2018. Temos muitos projetos importantes em andamento em Maceió, temos outros por serem iniciados agora em 2018, outros no ano que vem, e não me sentiria confortável em deixar a prefeitura no meio destes projetos tão importantes para a nossa cidade” afirmou Palmeira.