Conquista do voto feminino no Brasil completa 86 anos neste sábado

24/02/2018 13:53 - Empodera-te mulher, com Carla Perdigão
Por Carla Perdigão
Image

      "O dia 24 de fevereiro foi um marco na história da mulher brasileira. No código eleitoral Provisório (Decreto 21076), de 24 de fevereiro de 1932, durante o governo de Getúlio Vargas, o voto feminino no Brasil foi assegurado, após intensa campanha nacional pelo direito das mulheres ao voto. As mulheres conquistavam, depois de muitos anos de reivindicações e discussões, o direito de votar e serem eleitas para cargos no executivo e legislativo. Fruto de uma longa luta, iniciada antes mesmo da Proclamação da República, foi ainda aprovado parcialmente por permitir somente às mulheres casadas, com autorização dos maridos, e às viúvas e solteiras que tivessem renda própria, o exercício de um direito básico para o pleno exercício da cidadania. Em 1934, as restrições ao voto feminino foram eliminadas do Código Eleitoral, embora a obrigatoriedade do voto fosse um dever masculino. Em 1946, a obrigatoriedade do voto foi estendida às mulheres."

     Somente mais de 80 anos após a conquista do voto tivemos a primeira presidenta no país. Em Alagoas, a representatividade feminina nas esferas de poder ainda é extremamene limitada. Sigamos na luta empoderadas e combativas, afinal: "Mulher bonita é a que luta" e na terra das lagoas tem resistência feminina.

        

Comentários

Os comentários são de inteira responsabilidade dos autores, não representando em qualquer instância a opinião do Cada Minuto ou de seus colaboradores. Para maiores informações, leia nossa política de privacidade.

Carregando..