O machismo silencioso que mata.

03/06/2018 13:04 - Empodera-te mulher, com Carla Perdigão
Por Carla Perdigão
Image

 "Feminicídio é um termo de crime de ódio baseado no gênero, amplamente definido como o assassinato de mulheres."

O machismo, essa coisa cultural em que coloca os homens em condições superiores às mulheres, é capaz de provocar profundos danos a saúde de quem é vítima dele.

  Muitas vezes imperceptíveis pela sociedade, ele vai minando pouco a pouco a autoestima e a liberdade feminina.

  O fato é que o machismo mata um pouquinho todas as vezes que uma mulher é oprimida e colocada em condições de limite simplesmente porque a vontade masculina predomina.

  O machismo agride todas as vezes que a mulher tem sua liberdade cerceada por medo, seja de andar livremente na rua, expressar suas opiniões ou se relacionar com quem bem entenda.

  O machismo mata - e infelizmente não é só no sentido figurado da palavra - quando a mulher resolve se libertar de relacionamentos abusivos, onde egos inflados por sentimentos de posse decretam a morte pela dificuldade em lidar com a rejeição.

   No Brasil, segundo os dados, a cada duas horas uma mulher morre por morte violenta. De acordo com o último relatório da Organização Mundial da Saúde, o Brasil ocuparia a 7ª posição entre as nações mais violentas para as mulheres de um total de 83 países.

  Os consultórios psiquiátricos estão abarrotados de mulheres adoecidas por relacionamentos que muitas vezes são tão degradantes como o vício em drogas. 

   Cuidemos de nossa saúde. Protejamos nossas mulheres. Lutemos contra o machismo que mata. E mata muito.

  

Comentários

Os comentários são de inteira responsabilidade dos autores, não representando em qualquer instância a opinião do Cada Minuto ou de seus colaboradores. Para maiores informações, leia nossa política de privacidade.

Carregando..