queima de fogos é uma tradição em todo país durante as festas de fim de ano, mas pode ser muito estressante para animais domésticos e silvestres, pois aumentam as chances de ferimentos e fugas de bichos que entram em pânico ou ficam assustados com o excesso de barulho, luzes ou fumaça.

Para minimizar esses riscos, a médica veterinária Vânia Plaza Nunes, diretora-técnica do Fórum Nacional de Proteção e Defesa Animal e especialista em comportamento e bem-estar animal, recomenda uma série de cuidados que podem evitar acidentes e ajudar a manter a saúde dos bichos de estimação.

Existem os chamados feromônios de apaziguamento, que podem ser colocados no ambiente. Essas substâncias podem ser encontradas em petshops ou em lojas especializadas em produtos veterinários.

 

A veterinária também orienta que os animais devem ser levados para locais mais calmos e que é importante retirar objetos que possam ser derrubados por bichos agitados.

Portas e janelas devem ser fechadas, evitando apenas que o local fique muito quente.  Uma música em um volume alto o bastante para competir com os sons externos também pode ajudar.

 

Para os cachorros, há uma técnica de enfaixá-lo que funciona como um abraço, e pode deixá-lo mais tranquilo: uma faixa levemente elástica deve passar pelo peito do cão, cruzando seu corpo e sendo amarrada nas costas.

Nas horas mais próximas à virada, para quem tem aves em gaiolas, a veterinária orienta a deixá-las em um ambiente fechado e sob supervisão.