Em indicação apresentada e aprovada na sessão ordinária desta terça-feira (28), na Câmara Municipal de Maceió, a vereadora Fátima Santiago (PP), propôs uma parceria entre a prefeitura e entidades privadas, a fim de que seja realizada a implantação de bicicletários na capital. 
 
 
Na indicação encaminhada à Prefeitura, a parlamentar explica o alcance da iniciativa para a melhoria do trânsito em Maceió. "Várias cidades do mundo enfrentam o problema dos congestionamentos e do estresse que o trânsito provoca nas pessoas", aponta. "Segundo pesquisadores, ficar parado nos engarrafamentos ocasiona alteração na frequência cardíaca e na pressão arterial em decorrência das oscilações de humor e das altas temperaturas, além de problemas respiratórios desencadeados pela aspiração do monóxido de carbono, oriundo dos escapamentos de carros, caminhões e ônibus", disse. 
Para ela, oferecer uma infraestrutura adequada para o estacionamento das bicicletas, garantirá aos maceioenses - que utilizam o equipamento, mais segurança e tranquilidade, além disso, é comprovado os inúmeros benefícios à saúde que a prática de exercícios proporciona. "Vejo a instalação de bicicletários como uma forma de estimular a popularização das bicicletas como meio de transporte em Maceió, já que muitos deixam de usá-las pelo simples fato de não se ter onde deixá-las", defendeu.