Sabedor profundo da política como ela é, como ela será e o que o eleitor quer ouvir, quando e como, o senador Renan Calheiros tem sido destacada, importante e contundente voz de oposição que permanece assustando o governo do presidente Michel Temer com o tom das suas críticas. Sempre desferindo chutes na canela de Temer, agora faz forte vinculação entre o presidente e o ex-deputado federal Eduardo Cunha, preso em Curitiba.
Calheiros, em entrevista à BBC Brasil afirma que Cunha passou os últimos 30 dias em Brasília para fazer a defesa de Michel Temer de corpo presente. “Ele passou 30 dias aqui (em Brasília) e fez vários depoimentos (na Justiça) defendendo Michel Temer. Negando que Michel tivesse participação (nas irregularidades). E pediu à Justiça para continuar em Brasília. A Justiça é que negou a pretensão dele de continuar cumprindo pena aqui. Então, com essa remontagem das lideranças no Congresso, e com a continuidade da influência no governo, ele voltou à condição de principal advogado do presidente.
Sobre a Reforma da Previdência, Calheiros diz que o governo perdeu a oportunidade. "Acho que é difícil reconstituir um encaminhamento que atenda ao interesse nacional, sobretudo pelo corte dos investimentos, dos programas sociais. A "Ponte para o Futuro" (programa de orientação liberal apresentado pelo PMDB antes do impeachment de Dilma), ela é do futuro para o passado. Não é até o futuro. Ela é para trás, para o retrocesso".
O senador também afirmou que o ex-presidente Lula é o melhor candidato para 2018: “Sem dúvida nenhuma o Lula é o melhor candidato. Sobretudo num momento em que a política está exposta, desgastada, ele teve uma experiência de governo exitosa. Então ele conta com este trunfo que no processo eleitoral é significativo”.
Leia aqui na íntegra e entenda o discurso e como Renan Calheiros vê o momento político e as eleições de 2018.