Um dos principais motivos para a queda do índice da bolsa de valores nesta segunda-feira (30) foi a pesquisa do Ibope. A turma do mercado financeiro não tem nenhuma simpatia por Lula e Bolsonaro, que lideram os números.

Daí tenta tratá-los como representantes de algum risco para o Brasil. Mas é tudo inverdade. Como no mercado especulação é parte do jogo, apostam apenas que um ou outro não lhes agrada.

E essa antipatia é parte da decepção dada a consolidação de Lula e de Bolsonaro e nenhuma perspectiva positiva para os seus preferidos, casos de João Doria, Geraldo Alckmin e Luciano Huck.

Por enquanto esses três citados têm o compromisso específico que interessa ao mercado financeiro, que é limitação das políticas sociais voltadas aos mais pobres e privatização das empresas públicas.

Aliás, foi em 2002 que o mercado financeiro nacional e internacional viram na perspectiva de eleição de Lula um risco. O que se viu foi exatamente o contrário com as empresas e a bolsa surfando no consumo, aumento de lucro e produtividade das empresas.

Sobreo Ibope – O levantamento feito pelo instituto é aprofundado. Avalia o perfil dos entrevistados pelo sexo, escolaridade, região, município, renda familiar, religião, raça, cor e acesso a internet.  A pesquisa também mostra a disputa sem Lula e aí surge outra situação que é a polarização entre Bolsonaro e Marina.

Em alguns momentos Jair Bolsonaro ultrapassa o ex-presidente entre os que têm renda maior e é do sexo masculino. Mas o fato concreto é que no levantamento Lula vence em todos os cenários e em todas as regiões na totalização da pesquisa.

Leia a pesquisa estimulada e espontânea na íntegra aqui e tire as suas conclusões.