Quem conviveu com Renan Calheiros universitário, ativo participante do movimento estudantil e logo depois deputado estadual e federal diz que o Renan oposição e crítico do governo Michel Temer lembra muito o estudante que lutava pela redemocratização do País.
Pode ser. Mas é claro que o atual é incomparavelmente melhor. Porque ficou maduro, sábio, tem assessoria qualificada e conhece tudo de bom e de ruim do ofício que deixou de ser aprendiz há muitos anos e hoje é’ mestre-doutor-mágico’ reconhecido e consagrado.
O fato aparente é que o senador está extremamente a vontade no papel de opositor e crítico do governo Michel Temer. Viu primeiro, antes de qualquer pesquisa, que o governo do companheiro de partidos seria rejeitado pela população.
Se no passado para adquirir musculatura dentro da realidade política brasileira teve que se aliar a governos, agora, na atual fase da sua carreira, já nem precisa tanto disso. O mais importante na atual conjuntura é sobreviver, renovar o mandato, e para isso é preciso dizer o que agrada a maioria da população.
No último vídeo divulgado em suas redes sociais, por exemplo, o senador – que foi o primeiro político alagoano a tratar de questões que afetam as nossas vidas – volta com a questão da Reforma Trabalhista e Escravidão, governo Temer e Reforma da Previdência e as perspectivas futuras.
Segundo ele, “O Congresso não pode assinar embaixo de tudo que o Temer quer! O Brasil foi o último país das Américas a abolir a escravidão e vai ser o primeiro a trazê-la de volta. O decreto do trabalho escravo e essa temerária reforma trabalhista, que passa a valer dia 11, são os primeiros passos para esse retrocesso.”
Pois bem, Renan Calheiros está ocupando o espaço que seria das esquerdas. Tomou pra si o discurso em defesa da população e com isso provavelmente vai conseguir reduzir o seu elevado índice de rejeição, especialmente entre os alagoanos jovens e os formadores de opinião.
Simpatizemos ou não com ele, do ponto de vista político vem dando uma lição de como ocupar espaço, como se comunicar através das redes sociais e como escolher temas a serem tratados, algo que outros políticos alagoanos deveriam imitar.
O certo é que o senador Renan Calheiros, um sobrevivente da política que conheceu o céu e o inferno nessa atividade, vencedor e derrotado em disputas eleitorais, mesmo com imensos problemas jurídicos roçando os seus calcanhares por suspeitas de recebimento de recursos ilícitos, é um espetáculo no meio de tanta pobreza política e falta de visão.
Será que esse novo-velho Renan oposicionista é um retorno ao seu próprio passado ou é apenas uma nuvem passageira?
Assista ao vídeo clicando aqui.