O inverno exige uma atenção especial aos cuidados com a saúde. As temperaturas mais baixas e a redução da umidade do ar aumentam a concentração de poluentes que facilitam a disseminação de vírus e bactérias. Desta forma, crescem, também, os riscos de doenças.
A incidência de alergias, problemas respiratórios e enfermidades que comprometem a visão é maior nesta época do ano. Os registros de casos de infarto e AVC também aumentam, isso porque o organismo se esforça mais para manter o calor interno do corpo.
Confira quais são as principais doenças de inverno e saiba como preveni-las.
Doenças que podem se agravar no inverno:
- Asma: é uma doença das vias aéreas, de caráter inflamatório e crônico. Pode ser desencadeada pelo contato com substâncias transmitidas pelo ar como poeira, poluição, pelos de animais ou fumaça de cigarro e substâncias químicas como tinta ou produtos de limpeza. A pessoa pode apresentar tosse, retrações intercostais durante a respiração e deficiência respiratória. O ideal é evitar todas as situações que podem provocar a crise de asma, sobretudo, quando as temperaturas diminuem.
- Rinite alérgica: é uma reação do organismo à entrada de partículas estranhas que foram inaladas. O nariz, a boca, os olhos e a garganta podem ficar irritados. Os sintomas incluem, ainda, espirro, coriza e olhos lacrimejando. A situação pode ser agravada com a presença de tosse, diminuição da audição e olfato, dor de garganta, fadiga e dor de cabeça. A melhor forma mais simples de evitar a doença é se afastar da substância que causa a reação alérgica, geralmente, poeira e pólen.
- Sinusite: a doença consiste na inflamação dos seios da face. Dentre os principais sintomas estão tosse, mal estar, secreção nasal, dor de cabeça e febre. Uma boa dica para prevenir a doença é manter o ambiente arejado, limpo e evitar cortinas com muitos detalhes, carpetes e pelúcias.
- Faringite: é uma inflamação que provoca desconforto na garganta, podendo ser provocada por vírus ou bactérias. A dor de garganta é o principal sintoma, e a pessoa pode sentir dificuldades para engolir e rouquidão. Lavar as mãos com frequência e umidificar o ambiente para evitar o ar seco são algumas formas de prevenir a doença.
- Pneumonia: é uma infecção que se instala nos pulmões, sendo causada por vírus, fungos e bactérias. A pessoa pode apresentar febre alta, tosse, falta de ar, desânimo, suores noturnos, náusea e vômito. Lavar as mãos com frequência e não fumar são formas de prevenção.
- Gripe: é uma infecção do sistema respiratório que pode evoluir para pneumonia. Os sintomas incluem febre alta, dor muscular, tosse, dores de cabeça e garganta. É causada pelo vírus Influenza, e a vacina é o meio mais eficiente de prevenção.
- Resfriado: é uma infecção viral benigna que atinge, sobretudo, o nariz e a garganta. É uma doença
comum com maior incidência no inverno. Dentre os principais sintomas estão coriza, espirros, dor de cabeça e dor de garganta. Beber bastante água, ter boas noites de sono, uma alimentação balanceada e lavar as mãos com frequência contribuem para evitar a doença.
- Conjuntivite: consiste na inflamação ocular causada por reações alérgicas ou baixa imunidade. Os olhos ficam vermelhos e lacrimejantes e com inchaço nas pálpebras. A pessoa pode apresentar coceira e secreção. Para se prevenir, evite coçar os olhos; troque fronhas dos travesseiros com frequência; não compartilhe maquiagem e use toalhas de papel para enxugar o rosto.
Sempre procure tratamento médico
Durante o inverno, deve-se evitar ambientes fechados e com pouca circulação de ar; além de beber bastante água. É fundamental é ficar atento a qualquer reação diferente do organismo. Porém,quando começam a apresentar sintomas das doenças, muitas pessoas acabam recorrendo à automedicação diante de obstáculos encontrados no momento de agendar uma consulta médica. Uma forma de driblar as dificuldades para conseguir atendimento médico é utilizando aplicativos e plataformas de agendamento como a Beep Saúde, que permite obter atendimento com profissionais especializados no local desejado pelo paciente. O serviço, no momento, está disponível apenas nos estados do Rio de Janeiro e São Paulo, mas é uma verdadeira mão na roda para quem precisa encontrar profissionais de saúde de forma ágil, sem complicação.
A importância da vacinação
A prevenção é sempre o melhor remédio, por isso a vacinação é extremamente importante. Durante o inverno, a incidência de gripes e outras doenças respiratórias aumenta, por isso a população deve ser consciente da necessidade de da vacinação, especialmente de crianças e idosos antes deste período.
As vacinas contra Influenza tem sido relacionadas a reduções significativas no índice de internações hospitalares, assim como na taxa de mortalidade por qualquer natureza em pacientes idosos. No caso das crianças, a imunização auxilia a prevenir a mortalidade infantil e a evolução de outras doenças que podem causar problemas na fase adulta.
Além de investir na prevenção, ao perceber sintomas de qualquer doença, um médico deve ser consultado. O uso de medicamentos sem prescrição oferece riscos à saúde, como alergias, dependência e pode até causar a morte. Portanto, cuide-se bem, procure atendimento médico e evite a automedicação.