Em 25 dos 26 estados brasileiros, pode parecer que não, mas este domingo (6) é de eleição . Pelo menos no Amazonas, onde mais de 2,3 milhões de eleitores devem ir às urnas, para escolher, entre nove candidatos, o futuro governador do estado. Se houver segundo turno, o pleito está marcado para o dia 27 de agosto.
A eleição suplementar no Amazonas foi definida após a cassação dos mandatos do ex-governador, José Melo (PROS), e do seu vice, Henrique Oliveira, punidos por compra de votos nas eleições de 2014. Por enquanto, o governo está nas mãos do presidente da Assembleia Legislativa do estado, Davi Almeida (PSD), que assumiu o governo interinamente.
Os candidatos ao cargo de governador são Amazonino Mendes (PDT), Eduardo Braga (PMDB), Jardel (PPL), José Ricardo (PT), Liliane Araújo (PPS), Luiz Castro (Rede), Marcelo Serafim (PSB), Rebecca Garcia (PP) e Wilker Barreto (PHS).
Quem vencer as eleições, no entanto, não poderá ser diplomado até que os recursos do governador cassado e do vice dele, também cassado, sejam julgados. Essa foi uma determinação do ministro do Supremo Tribunal Federal (STF) Ricardo Lewandowski.
Eleitores e locais de votação
Segundo o Tribunal Regional Eleitoral (TRE-AM), a unidade federativa amazonense possui 61 zonas no interior e 13 na capital. Ao todo, são 7.262 seções eleitorais distribuídas em 1.508 locais de votação.
O número de eleitores também é grande. Do total de pessoas aptas a votar, 1.274.399 estão em Manaus, capital do estado. O número representa um aumento de 2,5%, se comparado com as eleições de 2014, quando havia 1.243.844 eleitores na capital.
Ainda de acordo com o TRE-AM, ao todo, serão utilizadas mais de 7 mil urnas eletrônicas. Destas, 3.500 estão localizadas em Manaus. Assim como no pleito tradicional, as seções eleitorais, onde ficam instaladas as urnas, estarão abertas das 8h às 17h.
Na eleição direta, 1.533.848 dos eleitores votarão pelo sistema biométrico em Manaus. E, 804.189 sem biometria. Esse método de votação será válido apenas para Manaus e para outras nove cidades do Amazonas.










