Na manhã desta sexta-feira (04), dezenas de peixes foram encontrados mortos em um lago localizado no posto 7, no bairro da Jatiúca. Ainda é cedo para confirmar o que ocasionou a morte, mas o secretário municipal de Desenvolvimento Territorial e Meio Ambiente, Mac Lira, informou que durante uma fiscalização foram encontrados vários pontos com transbordamento de esgotos.
Segundo o secretário, ele foi surpreendido com o caso e comentou que ao longo da semana, a secretaria realizou fiscalizações. Ainda de acordo com ele, é prematuro dizer a causa, mas o fato vai ser investigado para saber se houve vazamento de esgoto ou não. “Entrei em contato com o presidente da Casal para que fizéssemos uma varredura, encontrei várias galerias com grande contenção de água”, comentou.
Além disto, Mac disse que o fato será investigado para saber quais são as providências que serão tomadas. “Vamos tentar saber quem é o responsável e dependendo do dano detectado, poderá pagar multa”, comentou Mac.
O Coordenador de Gerenciamento Costeiro do Instituto de Meio Ambiente (IMA), Ricardo César, disse que pode ter acontecido um sistema natural e os peixes tiveram uma queda de oxigênio. “Ainda estamos coletando o material para averiguar com cautela e dizer o que aconteceu”, ressaltou.
Um homem que preferiu não se identificar disse que os pescadores mergulharam e retiraram alguns peixes grandes que estavam boiando dentro da água. "De manhã havia muitos peixes, mas a maioria dos pescadores já tiraram", informou.
*colaboradora