Um posto de saúde foi arrombado e alguns equipamentos foram roubados durante a madrugada desta quarta-feira (26) no conjunto Henrique Equelman. Segundo o presidente do Sindicato dos Trabalhadores Federais em Saúde, Trabalho e Previdência (SINDPREV-AL), Célio Santos a falta de segurança nas unidades de saúde é alarmante.
De acordo com o presidente do SINDPREV, os arrombamos e assaltos aos postos de saúde e seus trabalhadores são frequentes e nenhuma solução foi disponibilizada. “Já tivemos reuniões com a Secretaria de Saúde, mas eles alegam que a responsabilidade da segurança é do Governo. Também foi pedido ajuda a Guarda Municipal, que alegou não ter guardas suficientes para as unidades necessitadas”, disse Célio.
Durante o arrombamento desta quarta-feira, os assaltantes levaram equipamentos e o ar condicionado da ala Centro Especializado de Oncologia (CEO), do Posto de Saúde localizado no conjunto Henrique Equelman, em Maceió.
O chefe do posto já realizou o Boletim de Ocorrência (B.O), mas ainda não tem o levantamento completo sobre o prejuízo realizado. A ala do CEO no momento está sem funcionar devido às conseqüências do arrombamento.
“Essa falta de segurança nas unidades afeta nossos trabalhadores e principalmente a população, que fica sem ter o serviço. Os postos da periferia e do Centro são os mais atingidos, mas os pedidos de segurança nas portas não foram atendidos”, disse o presidente, que tem mais uma reunião com a Secretaria de Saúde marcada.