Uma semana após a interdição da sede da Superintendência Regional do Trabalho e Emprego de Alagoas (SRTE), em Maceió, o novo superintendente do órgão, Antônio Carlos Barbosa, afirmou em entrevista ao Cada Minuto que os serviços de emissão de carteiras de trabalho e entrada no seguro-desemprego voltarão a funcionar no início do mês de agosto na Central Já, no Maceió Shopping, no bairro de Mangabeiras; entretanto, o novo gestor da SRTE/AL ainda não tem previsão para que uma nova sede seja viabilizada.
"Já temos acertado um convênio entre a SRTE e a Secretaria de Estado do Planejamento, Gestão e Patrimônio (Seplag) sem nenhum custo para nós para que os serviços de emissão de carteira de trabalho e entrada no seguro-desemprego funcionassem na Central Já. Devemos estar lá no início do mês de agosto. Já que assumi o cargo de superintendente com a nossa sede já interditada, a minha principal meta era fazer com que a SRTE voltasse a funcionar e já estamos conseguindo. A parte administrativa, por sua vez, ficará no edifício Walmap, que fica ao lado do Banco do Brasil na Rua do Livramento, no Centro. Lá também estaremos atendendo a população em outras demandas, como entrada de registro profissional, por exemplo" informou o superintendente.
Antônio Carlos disse ainda que o cidadão que quiser dar entrada na emissão de sua carteira profissional deverá esperar os serviços voltarem a funcionar na Central Já ou fazer a solicitação nas unidades da SRTE nos municípios de São Miguel dos Campos, Arapiraca ou Maragogi, já que apenas a sede do órgão na capital não está funcionando.
"Todos os nossos serviços voltarão a funcionar ao mesmo tempo. Por isso iremos dividir em dois locais. Peço a compreensão da população com relação a essa espera. A demanda que recebemos é muito grande. Mas, infelizmente, não podemos prestar esses serviços antes. Quem tiver urgência na entrada do seguro-desemprego ou emissão de carteira profissional pode se dirigir às unidades do interior" pontuou.
Com relação a nova sede da superintendência, Antônio Carlos disse que a situação atual do prédio do órgão é delicada e que pretende ir a Brasília para buscar uma nova saída junto ao Ministério do Trabalho.
"Infelizmente, três órgãos (Serveal, Corpo de Bombeiros e Defesa Civil) interditaram o nosso prédio. Eu estou indo a Brasília, assim que possível, para me reunir com a bancada federal e sensibilizar o Ministério do Trabalho. Tenho o apoio do governador Renan Filho e do deputado Nivaldo Albuquerque, que é do mesmo partido do ministro Ronaldo Nogueira para buscar uma saída para a SRTE. Nós temos um projeto arquitetônico da obra, mas teremos que atualizá-lo para apresentá-lo. Não sei se com essa crise econômica se o país passa, vai ser feito isso logo, mas nossa missão é sensibilizar o ministro" finalizou.
*Estagiário