A frase do título é do senador Roberto Requião (PMDB-PR), que continuou afirmando, no twitter: “soberania fulminada, trabalhador escravizado, mercado triunfante, até que o Brasil se levante". Atitude do senador foi mais uma entre tantas após a divulgação da condenação do ex-presidente Lula pelo juiz Sérgio Moro.

Ciro Gomes, ex—governador do Ceará, ex-ministro foi na mesma linha, mas com um tom mais crítico contra Lula: “Foi traído, mas a ele, e somente ele, devemos a imposição de um corrupto notório na linha de sucessão do Brasil, o senhor Michel Temer. A condenação acontece ante uma grande revolta dos simpatizantes de Lula, uma estranhíssima e patológica euforia dos que o odeiam e ante uma grande perplexidade da maioria do povo que não consegue entender uma sentença sem uma prova cabal e simples, que todos possamos entender como base de uma pena justa".

O argentino Adolfo Perez Esquivel, prêmio Nobel da Paz em 1980, classificou a condenação do ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva como um golpe do "Partido Judicial", representado pelo juiz Sergio Moro, contra a democracia brasileira.

E assim seguiu o mundo político, jurídico, sindical e também dos simpatizantes de Lula. Claro que ocorreram elogios ao posicionamento do juiz Sérgio Moro (leia aqui as justificativas que embasaram a condenação de Moro).

Por outro lado, o PT diz que não há plano B para eleição de 2018 se a decisão de Moro for mantida em segunda instância, o que impediria Lula de disputar à Presidência. Claro que os advogados do ex-presidente vão recocorrer. Será uma nova guerra jurídica que poderá ter implicações nas eleições.

Pesquisa

Nesta quinta-feira (13) surgiu uma pesquisa que pode servir de alerta para os alagoanos Maurício Quintella, Marx Beltrão, Biu de Lira, entre outros, o que foi percebido antecipadamente pelo senador Renan Calheiros.  

Dados apurados pelo instituto DataPoder360 revela que 75% dos brasileiros não pretendem votar em deputados que se aliarem a Michel Temer.

O levantamento também mostra que, para 80% dos brasileiros, Temer é corrupto. (Leia mais sobre essa pesquisa aqui)