A Secretaria de Estado de Prevenção (Seprev) iniciou nesta segunda-feira (10) a Campanha de Entrega Voluntária de Armas de Fogo, na orla da Pajuçara. Um ônibus está estacionado até o domingo (16) para o recolhimento e destruição de arma irregulares, das 8h às 20h.
Visando conscientizar a população sobre o uso de armas de fogo e contribuir para a redução da criminalidade em Alagoas, a campanha está disponível para o recebimento de armas de fogo, munições e acessórios. Primeiro é necessário que se pegue uma guia de trânsito no ônibus, já que o documento permite que o cidadão possa circular com a arma durante o trajeto até o ponto itinerante.
De acordo com o gerente de Estratégias de Prevenção à Violência da Seprev, Thomas Arthur, após a entrega, a arma é danificada dentro do próprio ônibus, e o antigo dono recebe um voucher referente à indenização, que varia de R$ 150 a R$ 450, de acordo com o tipo da arma.
Além da presença da unidade móvel, a campanha vai contar também com palestras educativas sobre a temática em escolas situadas nos seis territórios apontados pelo Observatório da Violência da Seprev como os mais vulneráveis da capital.
No domingo (16), a semana de conscientização será encerrada com panfletagem na Rua Fechada, na orla da Ponta Verde, das 9h à 12h.