Por motivos de segurança dos servidores, o Corpo de Bombeiros Militar (CBMAL) interditou, no início da tarde desta terça-feira (11), a sede da Superintendência Regional de Trabalho e Emprego de Alagoas (SRTE/AL), localizada na Rua do Livramentos, no Centro de Maceió.

Com a interdição os serviços no prédio-sede do SRTE/AL foram suspensos por tempo indeterminado e somente as pessoas que já estavam no local puderam ser atendidas. No total, 131 servidores trabalham no prédio, que atende diariamente cerca de 1000 pessoas.

De acordo com o superintendente regional do Trabalho e Emprego, Israel Lessa, "a presença dos Bombeiros é fruto de um requerimento da SRTE porque já teve um histórico antes. Nós estamos com um processo de locação de um novo prédio no bairro do Jaraguá e fizemos toda a parte de intermediação, um pré-contrato e o processo, encaminhamos para Brasília depois de passar por toda a burocracia pelo estado".

Israel disse ainda que o processo de solicitação para um novo prédio foi enviado no mês de janeiro e depois de algumas adequações por parte do Ministério do Trabalho, em Brasília, foi pedido um laudo atualizado já que ainda continham documentos referentes a situação do prédio datados de 2009. Entre os problemas citados pelo superintendente estão o mofo, possibilidade de incêndios, ausência de hidrante e reserva água para contar fogo.

O superintendente disse ainda que o Serviço de Engenharia do Estado de Alagoas (Serveal) e o Corpo Bombeiros enviaram laudos para o SRTE/AL informando que a sede, localizada na rua do Livramento, precisava ser interditada imediatamente.

"Estamos enviando esses laudos do Serveal e do Corpo de Bombeiros para Brasília para que possam fazer parte do processo e acelerar o aluguel de um novo local. Eu estou encaminhando também um pedido de atendimento provisório a 14 órgãos federais, municipais e estaduais localizados aqui em Alagoas para que possam nos ceder um 'puxadinho' para que possamos continuar atendendo a população" informou.

Israel Lessa destacou ainda que entrou em contato com deputados federais e senadores alagoanos pedindo ajuda para que o problema seja resolvido o mais rápido possível, já que o órgão está sendo mais requisitado pela população por causa dos saques das contas inativas do FGTS e também para o início do calendário de pagamentos do PIS/PASEP.

Com a interdição da SRTE/AL, o serviço de entrada e retirada de Carteiras de Trabalho podem ser realizados nas sedes dos Sistema Nacional de Empregos (Sine) municipal e estadual, que ficam localizados na rua do Comércio, no Centro e na Avenida Comendador Leão, no Jaraguá.

Servidor do SRTE/AL, o fiscal Alex de Oliveira, disse em entrevista ao Cada Minuto que todas as salas do prédio estão com infiltrações e que o local não está preparado para casos de incêndios.

"O prédio tem problemas de infiltração, não temos extintores e hidrante adequados. Sem contar que para mim, como servidor, é constrangedor trabalhar em um órgão que fiscaliza a segurança em muitas empresas e que não tem um prédio seguro para os seus servidores" concluiu.