Moradores estão revoltados com constantes casos de rachaduras e desabamento de estrutura das casas do Residencial Vale do Perucaba, localizado na periferia de Arapiraca. A reclamação dos populares chegou, nesta segunda-feira (10), ao vereador Pablo Fênix (PRB) que de imediato esteve na comunidade para testemunhar as denúncias de dezenas de famílias inconformadas com a estrutura das residências.
Pablo Fênix ficou impressionado com o que viu. Casas com reboco caindo, rachaduras nas paredes, gente que se machucou ou perdeu objetos de casa por conta do desabamento do teto, vazamentos na rede hidráulica, fiação exposta e descoberta de que o telhado fica suspenso sobre madeiras muito estreitas, o que pode ser a causa de parte do teto que cedeu em algumas residências mal construídas.
De posse de fotos e imagens gravadas pelos próprios moradores, o vereador disse que vai cobrar do Banco do Brasil, responsável pela edificação das casas do Residencial Perucaba que tome as providências o mais rápido possível para evitar que outros acidentes ocorram com as centenas de famílias que moram no local.
“O que vi aqui é um absurdo. O Banco do Brasil, que contratou a construtora, tem a obrigação de cobrar da empresa que garanta a estrutura para que as pessoas possam viver sem risco. Tomei conhecimento também de que cabe também a construtora fazer a manutenção de todo o Residencial Perucaba”, disse.
De acordo com o vereador, esta não é a primeira reclamação que recebe de casa que teve parte da estrutura que desabou. A revolta é ainda maior porque estas moradias foram entregues aos moradores em Abril de 2016.
“Os moradores não podem ser prejudicados por uma obra que deveria ter sido fiscalizada pela superintendência do Banco do Brasil. Se o trabalho de manutenção ou de recuperação das casas não for feito logo, outras casas podem desabar em cima das pessoas”, destacou.
O que diz a prefeitura
Após receber a denúncia do vereador Pablo Fênix, a prefeitura de Arapiraca encaminhou nota, por meio da assessoria de comunicação, informando que a empresa que fez a obra é responsável pela manutenção do residencial durante cinco anos, após a entrega das chaves.
Segundo a nota, equipes da secretaria da Assistência Social já estiveram no local para dar apoio às famílias que sofreram com parte das casas danificadas.
Leia a nota na íntegra
A prefeitura de Arapiraca informa que está dando total assistência a família vítima do desabamento parcial de um imóvel localizado no conjunto residencial Vale da Perucaba na manhã desta segunda-feira (10).
Ao mesmo tempo informa que a prefeitura não tem nenhum vínculo com a obra realizada e entregue a população em junho do ano passado. A secretaria de Assistência Social e Políticas para a Mulher é responsável pela seleção dos moradores que serão beneficiados pelas casas do Programa Minha Casa, Minha Vida.
Equipes da secretaria foram direcionadas ao local para dar início ao processo de aluguel social para a família.
Técnicos da secretaria de obras também estiveram no local para realizar vistorias e já notificaram a empresa que realizou a construção do residencial. Vale ratificar que a manutenção da obra é de responsabilidade da empresa durante cinco anos a contar do dia de entrega do imóvel.