Tem coisa melhor que viajar? E se for para aquele destino incrível com o qual vem sonhando há tempos, melhor ainda, certo? Se isso soa impossível em tempos de crise, saiba que, se você planejar direitinho, pode sim fazer aquela viagem tão desejada caber no seu bolso. O segredo é economizar e pesquisar bastante. Confira algumas dicas valiosas para viabilizar sua próxima viagem de férias:
1) Escolha a época certa para viajar: além de encontrar passagens mais em conta nos meses de baixa temporada, é possível conseguir hospedagens mais em conta também. No Brasil e no exterior, esse período costuma ser entre os meses de março a maio e de setembro a novembro.
2) Reserve as passagens com antecedência: definida a data de sua viagem, compre as passagens o quanto antes. Mas não sem antes pesquisar muito! Além de ficar sempre ligado em blogs de turismo, inscreva-se em newsletters e acompanhe as redes sociais das companhias aéreas para ficar por dentro das promoções-relâmpago.
3) Opte por hospedagens alternativas: Hostels costumam ser bem mais baratos que hotéis e pousadas. Muitos oferecem uma ótima infraestrutura e podem lhe garantir uma excelente experiência. Outra dica para pagar menos na hospedagem, é alugar um imóvel mobiliado ou quarto pelo Airbnb. Confira a avaliação dos hóspedes e estude bem a localização para evitar roubadas.
4) Cadastre-se em programas de milhagens: além de pontuar a cada vôo, você pode acumular pontos utilizando o seu cartão de crédito em compras ou pagando contas. Os programas de milhagens periodicamente oferecem boas promoções de passagens e ainda dão descontos em reservas de hotéis e aluguéis de carros. É possível combinar milhas e dinheiro, ou até reservar os tickets com antecedência mesmo sem ter ainda todas as milhas necessárias. Mas não se esqueça: fique de olho nos prazos de expiração das milhas.
5) Fuja das armadilhas: quando for a bares e restaurantes, evite os muito badalados localizados em áreas extremamente turísticas. Muitas vezes acaba-se caindo em um dos chamados “pega-turistas”, nos quais paga-se muito caro por refeições bem razoáveis. Procure estabelecimentos frequentados por locais. Para economizar com comida, outra dica é recorrer aos supermercados. Compre itens práticos e fáceis de consumir, como pães, bolachas e iogurtes para fazer lanches no hotel.
6) Compre entradas para atrações pela Internet: Além de evitar as enormes filas, comprar entradas para museus e outros pontos turísticos online e com antecedência pode lhe render uma boa economia. Viaje com todos os tickets possíveis já comprados.
7) Use transporte público: Se seu objetivo é economizar, esqueça o táxi. Pesquise bastante sobre o seu destino e as melhores formas de se locomover pela cidade. O metrô é sempre uma excelente opção. Descubra se há passes válidos para 3 ou 5 dias, que costumam ser vantajosos. Além disso, tenha em mãos um aplicativo como o CityMaps2Go, que funciona Offline e te ajuda a se localizar em várias cidades do mundo.
As dicas são para quem não quer ou não pode gastar muito em uma viagem. Mas se o seu objetivo é gastar o mínimo possível, viajando em um esquema mochilão, vai adorar o Couchsurfing. Trata-se de uma espécie de rede social para viajantes, na qual é possível encontrar hospedagem de graça e de quebra fazer amigos mundo afora. Você também pode economizar na visita às atrações: muitos museus oferecem entrada grátis em dias e horários alternativos. Procure saber a programação dos seus pontos de interesse.
Sentiu falta de alguma dica? Compartilhe com a gente nos comentários. Prepare-se para viajar muito e com economia, é claro!