A Bancada Federal de Alagoas, composta por deputados e senadores, reuniu-se na manhã dessa segunda-feira (03), com o presidente do Tribunal Regional Eleitoral de Alagoas, José Carlos Malta Marques e o ministro dos Transportes, Maurício Quintella Lessa. O encontrou aconteceu na sede do TRE de Maceió e, em pauta, foram debatidas as propostas de mudanças nas zonas eleitorais para as próximas eleições, em 2018.
A mudança proposta pelo Tribunal Superior Eleitoral – TSE, sugere o máximo possível de redução no número de Zonas Eleitorais em todos os estados brasileiros, com a finalidade de diminuir os gastos mensais dos cofres públicos. Alagoas conta atualmente com 55 Zonas. Porém, caso haja aprovação dessa mudança, esse número cairá para 42. Segundo o presidente do TRE/AL, que posicionou-se contra a mudança, se houver aprovação da proposta, muitas cidades perderão seus cartórios, que se transformarão em simples postos de atendimento. "Esse encontro foi essencial para que pudéssemos explanar os prós e os contras que essa mudança trará para a sociedade. O objetivo foi sensibilizar a bancada federal e, juntamente ao TSE, tentar rever essa proposta de mudança. Serão 13 zonas a menos, que trarão uma economia de apenas R$ 200 mil por mês ao TSE. Este é um valor muito pequeno, se comparado com os grandes transtornos que esse rezoneamento pode trazer para a população.", disse o presidente José Carlos.
Após o fim da reunião, ficou de comum acordo que seja agendada, o mais breve possível, uma reunião entre representantes do TRE, bancada federal e TSE, em Brasília, para discussão do tema. A Deputada Federal, Rosinha da Adefal, esteve presente e também posicionou-se contra as mudanças, que acredita ser um retrocesso no processo eleitoral brasileiro. "Infelizmente, estamos em um Estado ainda muito problemático no processo eleitoral. Vivenciamos muitas irregularidades, como a compra de votos, por exemplo. Realmente a notícia é mais do que preocupante e nós, certamente, precisamos nos fortalecer para combater qualquer ato que possa vir a piorar ainda mais essa situação.. Essa redução vai prejudicar a justiça, a democracia e não será garantia de que a vontade do povo prevalecerá. É uma discursão pertinente, claro, mas que precisa ser analisada com calma, já que não traz benefício algum para o povo.", afirmou Rosinha.
Os Tribunais Regionais Eleitorais de todos os estados brasileiros devem apresentar ao TSE suas propostas até o dia 18 de agosto, informando como se dará o rezoneamento. Também participaram da reunião os deputados Cícero Almeida, Ronaldo Lessa, Paulão, Givaldo Carimbão e a suplente do senador Fernando Collor de Melo, Renilde Bulhões.
Além dessa demanda, também foi colocada em pauta um pedido de apoio à bancada federal, por parte do TRE, para que possa obter apoio na captação de recursos para a construção de um novo prédio-sede do tribunal, já que atualmente, o mesmo funciona em um espaço alugado, no bairro do farol. Segundo presidente, o Tribunal estima que essa construção necessitará de um investimento de cerca de R$ 67 milhões.

Política