A Câmara Municipal de Arapiraca aprovou, esta semana, o requerimento para que seja feita uma parceria entre as secretarias de Estado e municipais de Saúde para a criação de uma Unidade de Pronto Atendimento (UPA) na Região Metropolitana do Agreste (RMA) que passaria a funcionar por meio de um consórcio com as cidades que compreendem este território. A indicação, aprovada por unanimidade, é de autoria dos vereadores Fábio Henrique (PCdoB) e Léo Saturnino (PMDB).

“A ideia é munir a UPA de toda infraestrutura necessária para atender os moradores de Arapiraca e das demais cidades que compõem a RMA. Para isso é importante que haja um consórcio com a participação das gestões do Estado e dos Municípios envolvidos”, explica Léo. Ele defende que, por receberam o atendimento em Arapiraca, todos os municípios do Agreste devem também arcar com as despesas financeiras desta UPA Regional.

Em seus apartes, os vereadores Willomaks da Saúde (PRP), Dr. Fábio (PR), Rogério Nezinho (PMDB) e Pastor Marcos Caetano (PSC), também se manifestaram favoráveis sobre o assunto, demostrando a importância da iniciativa dos colegas parlamentares e ao mesmo tempo em tom de preocupação, para que se evite construir um ‘elefante branco’ e que os compromissos firmados nesse consórcio sejam cumpridos por todos os envolvidos.

“Por ser uma cidade polo, Arapiraca gerenciaria toda a infraestrutura local, mas as despesas passariam a ser custeadas pelos municípios de toda a região, já que diariamente seus pacientes seriam atendidos por esta Unidade Especializada. Unindo os recursos do governo do Estado e das prefeituras, o número de atendimentos poderia ser maior, melhor e mais eficiente para milhares de moradores”, lembra Fábio Henrique.

A Região Metropolitana do Agreste é a segunda região metropolitana de Alagoas, criada em 1º de dezembro de 2009, pela Lei Complementar 27/2009. É formada por Arapiraca e mais 15 municípios, Campo GrandeCoité do NoiaCraíbasFeira GrandeGirau do PoncianoJunqueiroLagoa da CanoaLimoeiro de AnadiaOlho d'Água GrandeSão SebastiãoTaquaranaTraipuSão Brás e Jaramataia