Uma baleia da espécie Minke encalhou já sem vida na foz do Rio Tatuamunha, em Porto de Pedras, na manhã desta quinta-feira (22). O animal, de quase 8 metros de comprimento, foi avistado por moradores da região.
De acordo com a bióloga Flávia Rego, presidente da Associação Peixe Boi, o animal é fêmea e apresentava uma marca de mordida de tubarão na cauda. Moradores informaram que avistaram desde ontem a baleia em alto mar e hoje por volta das 9 horas da manhã ela encalhou na foz do rio.
Ainda não há informações sobre a causa da morte. Equipes da APA Costa dos Corais e da Associação Peixe Boi estiveram no local e vão realizar a necropsia do animal para tentar identificar o fator que causou a morte.
A prefeitura de Porto de Pedras já foi acionada e enviou para o local uma retroescavadeira para auxiliar na remoção do mamífero da areia da praia. Ficará sob a responsabilidade da prefeitura o descarte do corpo.
O tamanho do bicho chamou a atenção de várias pessoas, mas a bióloga explicou que essa espécie é comum em várias partes do mundo e também na costa do litoral nordestino. Mesmo com quase 8 metros de comprimento, esta baleia é uma das menores espécies de baleias existentes.