Nos dias 10 e 11 de junho, o Rebocador de Alto-Mar “Triunfo” estará atracado Porto de Maceió e será aberto à visitação pública, no período de 13:30h às 17:00h. O navio pertence ao Comando do Grupamento de Patrulha Naval do Nordeste (ComGptPatNavNE), subordinado ao Comando do 3° Distrito Naval.
O Rebocador de Alto-Mar “Triunfo” foi construído no Brasil pela ESTANAVE, Estaleiro da Amazônia S/A, e foi o primeiro de uma classe de três Rebocadores de Alto-Mar encomendados pela Marinha do Brasil para suprirem a necessidade da Força em Navios para o serviço de Salvamento. Sua principal missão é realizar Operações de Socorro e Salvamento Marítimo, Patrulha Naval e outras que lhe forem atribuídas, a fim de contribuir para o cumprimento das tarefas de responsabilidade do Comando do 3º Distrito Naval.
Possui as seguintes características: 55,40 metros de comprimento, 11,60 metros de largura e uma tripulação composta por 48 militares, sendo seis oficiais e 42 Praças. Singra os mares realizando diversas tarefas como: reboque de alvos, transferência de combustível em alto-mar, Inspeção Naval, além da capacidade de tomar parte em exercícios táticos diversos.