O governador Renan Filho assinou a autorização da criação de um gabinete de crise, que ficará responsável pelo auxílio aos municípios que decretaram emergência por conta das fortes chuvas. O decreto foi publicado na edição desta terça-feira (06) do Diário Oficial do Estado.
O Gabinete de Crise da Situação de Emergência (GCSE) irá levantar dados, emitir relatórios, apresentar conclusões e propor medidas corretivas e emergenciais decorrentes das chuvas, além de definir, promover e fiscalizar as ações nos municípios afetados.
O Gabinete será coordenado pela Coordenadoria da Defesa Civil do Estado e terá como membros os titulares da Secretaria de Estado da Assistência e Desenvolvimento Social ( SEADES), Secretaria de Estado da Infraestrutura (SEINFRA), Secretaria de Estado do Meio Ambiente e dos Recursos Hídricos (SEMARH), Secretaria de Estado da Saúde (SESAU), Secretaria de Estado da Segurança Pública (SSP), Secretaria de Estado de Transporte e Desenvolvimento Urbano (SETRAND), Agência de Modernização da Gestão de Processos (AMGESP), Corpo de Bombeiros, Polícia Militar e Associação dos Municípios Alagoanos (AMA).
Ao final dos trabalhos, o Gabinete encaminhará relatório circunstanciado ao governador Renan Filho, por intermédio do Gabinete Civil e Controladoria Geral do Estado. O decreto tem efeito retroativo ao dia 27 de maio e terá o mesmo prazo de vigência dos decretos estaduais que reconheceram a situação de emergência nos municípios de Atalaia, Barra de Santo Antônio, Cajueiro, Capela, Chã Preta, Colônia Leopoldina, Coruripe, Coqueiro Seco, Igreja Nova, Japaratinga, Joaquim Gomes, Maceió, Marechal Deodoro, Murici, Paulo Jacinto, Paripueira, Pilar, Quebrangulo, Rio Largo, Satuba, São Luiz do Quitunde, São Miguel dos Campos, Santa Luzia do Norte, Jacuípe, Jundiá, Viçosa e União dos Palmares.