O Arcebispo Emérito de Maceió, Dom José Carlos Melo morreu, na noite desta terça-feira (30), aos 86 anos, em um hospital na capital. De acordo com a Arquidiocese de Maceió, o quadro de saúde do arcebispo estava fragilizado e ele estava internado desde o dia 25 na unidade.
Em nota, a arquidiocese disse que Dom José sempre se mostrou zeloso e dedicado, relevando extremado amor a Cristo e à Igreja.
Confira abaixo a nota na íntegra:
A Arquidiocese de Maceió lamenta profundamente a morte do arcebispo emérito, Dom José Carlos Melo, CM, ocorrida na noite desta terça-feira, 30 de maio, às 18h45.
Em todas as atividades que exerceu como bispo, Dom José Carlos sempre se mostrou zeloso e dedicado, revelando extremado amor a Cristo e à Igreja. Por fidelidade tão grande, ser-lhe-á dada agora "a coroa da justiça", reservada para os justos que depositaram sua confiança no Senhor.
Aos familiares e amigos de Dom José Carlos, a Arquidiocese de Maceió expressa sua solidariedade fraterna. Conforte a todos a fé cristã que nos faz crer na vitória de Cristo sobre a morte, certeza de nossa ressurreição.
Arcebispo metropolitano, Dom Antônio Muniz Fernandes, O.Carm., solidário a este momento de partida para a "Casa do Pai", convoca a todos para a Missa Exequial, às 16h, na Catedral, seguida de sepultamento.
Velório e sepultamento
Velório na Capela do Seminário Arquidiocesano Nossa Senhora da Assunção, no bairro Farol, até às 13h.
6h, 8h, 10h e 12h - Santa Missa na Capela Nossa Senhora da Assunção, Seminário Arquidiocesano.
13h – Translado do corpo até a Catedral Nossa Senhora dos Prazeres, onde serão prestadas as últimas homenagens.
16h - Celebração das Exéquias e em seguida sepultamento na Catedral Metropolitana .
*Cânon 1178 - Exéquias de bispo na Catedral
Cânon 1242 - Sepultamento de bispos, inclusive emérito na Catedral
Trajetória
Dom José Carlos Melo nasceu no dia 04 de junho de 1930 em Codó, no Maranhão. Integrou a Congregação da Missão (Lazaristas), onde professou os votos com quase vinte anos de idade. Foi ordenado sacerdote cinco anos mais tarde na cidade de Petrópolis - RJ. Em 10 de julho de 1991 foi ordenado bispo, em São Luiz-MA, tendo como lema "VENIT UT MINISTRARET, Vim para servir". Em 02 de junho foi nomeado Arcebispo Auxiliar de Salvador-BA e em 28 de agosto de 2000 foi nomeado Coadjutor de Maceió.
No dia 03 de julho de 2002, Dom José Carlos, CM, assumiu o pastoreio da Arquidiocese de Maceió e seguiu no cargo até o dia 22 de julho de 2006, após anunciar a renúncia ao cargo devido a idade.