O volume de chuvas que cai em Alagoas nos últimos dias elevou o nível de rios e lagoas do estado e deixa em alerta a população e órgão de controle. Em Marechal Deodoro, cerca de 111 famílias que moram às margens da Lagoa Manguaba foram retiradas, na madrugada desta sexta-feira (26), por precaução de suas residências após o nível da lagoa subir.

Segundo a prefeitura a Marechal Deodoro, o último boletim da coordenação da Defesa Civil aponta que 111 famílias foram retiradas por precaução das comunidades Beco da Anastácia e também da Rua da Palha. Destas, 34 serão direcionadas para abrigos e as demais conseguiram se alojar na casa de familiares. Algumas destas famílias não quiseram sair de suas residências mesmo tendo o risco de alagamento. 

A Defesa Civil irá disponibilizar barracas para quem ficar desalojado e precisar de abrigo e está em alerta monitorando o nível da Lagoa Manguaba. Ainda segundo a prefeitura de Marechal Deodoro, as famílias desalojadas estão sendo levadas para dois ginásios na cidade e para o pátio da feira livre. 

Rios e lagoas

Por conta do grande volume de chuvas dos últimos dias, a Defesa Civil monitora mais de perto bacias hidrográficas do Litoral Norte, Rio Camaragibe e Rio Manguaba já que estas elevaram seus níveis consideravelmente nas últimas horas.

De acordo com o coordenador da Defesa Civil estadual, major Moisés Henrique, o rio Camaragibe na cidade de Joaquim Gomes subiu 3,80 m e pode replicar efeito de inundação no município de Matriz de Camaragibe.

Com relação aos rios Mundaú e Paraíba, o coordenador disse que eles estão com níveis elevados, mas sem risco de transbordamentos, porém os volumes de água que chega as lagoas provocam lentamente elevação das mesmas.