Cerca de mil alunos da rede pública municipal de ensino de Minador do Negrão, Sertão alagoano, vão ter a oportunidade agora de ganhar gosto pela leitura. Trata-se do projeto pedagógico “Carrossel Literário”, arquitetado pela Secretaria de Educação, que visa por meio de seu método de trabalho, atrair a todos para um mundo cultural de uma grandeza sem precedência. Na verdade, o Carrossel Literário promete proporcionar aos alunos, momentos prazerosos de leitura em sala de aula, praça pública e no convívio familiar, fomentando assim a ampliação de conhecimentos através da leitura incentivadora e lúdica, buscando integração e transformação do individuo leitor.
Para o prefeito Glaysson Cardoso Ferro, o projeto é uma iniciativa muito importante que vai contribuir com a formação pedagógico e pessoal dos alunos. Como explica Luciana Barbosa, coordenadora pedagógica, o projeto leva os momentos de leituras das salas para as comunidades, envolvendo mil alunos da rede de ensino.
O projeto é constituído com narração de histórias em salas de aulas e também em praças públicas, nas zonas urbana e rural. Outra proposta do projeto é sensibilizar a comunidade em geral para a importância da leitura, dentro e fora de sala de aula.
“A leitura tem o poder de ampliar pensamentos, transformar ações, gerar ideias e de dignificar o homem. O poder da leitura é muito maior, do que podemos imaginar, pois ela une e reanima, esclarece e constrói. Ler é compreender e adentrar em lugares inimagináveis, onde o leitor se transforma em integrante ativo desse universo fantástico que cada tipo leitura pode proporcionar” autor desconhecido.