A Secretaria Especial de Agricultura Familiar e do Desenvolvimento Agrário autorizou o pagamento a agricultores de 25 municípios alagoanos que aderiram ao Garantia-Safra. A portaria contendo os municípios contemplados foi publicada no Diário Oficial da União desta quarta-feira (12).

Foram contemplados agricultores de Alagoas, Bahia, Ceará, Minas Gerais, Paraíba, Pernambuco, Piauí e Rio Grande do Norte. Os benefícios pagos são relativos à safra 2015/2016 e serão realizados a partir do mês de abril, nas mesmas datas definidas pelo calendário de pagamentos de benefícios sociais da Caixa Econômica Federal.

Em Alagoas irão receber agricultores cadastrados no programa dos municípios de Água Branca, Batalha, Belo Monte, Carneiros, Delmiro Gouveia, Dois Riachos, Igaci, Inhapi, Jaramataia, Major Isidoro, Maravilha, Mata Grande, Olho D’Água das Flores, Olho D’Água do Casado, Olivença, Ouro Branco, Palestina, Palmeira dos Índios, Pão de Açúcar, Pariconha, Poço das Trincheiras, Santana do Ipanema, São José da Tapera e Senador Rui Palmeira.

O benefício é de R$ 800 e é pago em cinco parcelas de R$ 170. A medida é uma forma de garantir que os agricultores que deixaram de colher alimentos não passem necessidades. O programa contempla municípios da Superintendência do Desenvolvimento do Nordeste (Sudene) que estão sistematicamente sujeitos a perda de produção em função da estiagem.