A Saga de uma família

30/03/2017 07:42 - Geraldo de Majella
Por redação

A família Miranda foi a família mais perseguida pela polícia política no século XX, em Alagoas. A perseguição ocorreu nas ditaduras de Getúlio Vargas (1930-1945) e a militar (1964-1985), e também durante os governos democráticos. A perseguição, a estigmatização e o ódio público externado contra seus membros são de uma crueldade incomparável e perdurou por seis décadas. Ainda hoje os que são de gerações passadas podem lembrar.

O anticomunismo como indústria e ideologia, produzido com maior vigor no período da Guerra Fria, cravou as suas garras em solo alagoano e fez da família Miranda o principal e permanente alvo a ser combatido, por simbolizar, na perspectiva dos anticomunistas, a sucursal de Moscou.

Olga Miranda, jornalista e advogada, é filha de Jayme Amorim de Miranda, dirigente nacional do PCB, sequestrado no Rio de Janeiro em 1975 e um dos desaparecidos políticos brasileiros. Olga escreveu Oh, pedaço de mim, um livro de memórias. Este livro não contém apenas as memórias, mas a história de sua família escrita cruamente e a contrapelo.

Oh, pedaço de mim é também um recorte da história de Maceió, a partir da saga da sua família, escrito num estilo claro e revelador, muitas vezes, da intimidade dos Miranda, como se estivesse escondida atrás da porta do velho Hotel Atlântico, o bunker do “seu” Manoel Simplício de Miranda, o avó e patriarca da família, escutando segredos de família ou planos de fugas dos tios militantes comunistas e do próprio pai.

Mais do que a memória da família Miranda e uma homenagem ao seu pai, Olga escreveu um capítulo da história dos comunistas de Alagoas.

Dia: 31/03/2017

Local: Sindicato dos Bancarios ( auditório)

Endereço: Rua Barão de Atalaia, 50 - Centro

Horário: 19 horas 

 

Comentários

Os comentários são de inteira responsabilidade dos autores, não representando em qualquer instância a opinião do Cada Minuto ou de seus colaboradores. Para maiores informações, leia nossa política de privacidade.

Carregando..