Com o intuito de garantir um atendimento mais qualificado e humanizado as pessoas com deficiência na rede básica de saúde do Município, a Gerência de Atenção à Pessoa com Deficiência (GAPD) da Secretaria Municipal de Saúde (SMS) promove nesta segunda (20) e terça-feira a capacitação “Identificação das Deficiências”, que será realizada em parceria com os Centros Especializados em Reabilitação (CERs) da capital.
A atividade, direcionada aos profissionais das unidades básicas de saúde – enfermeiros, técnicos e auxiliares de enfermagem, odontólogos, agentes comunitários de saúde e assistentes sociais do Núcleo de Apoio à Saúde da Família (Nasf) – visa uma melhor preparação desses profissionais para identificação, acolhimento e encaminhamento adequado dos pacientes, dentro da área de abrangência e de cada caso específico.
“Nosso objetivo é assegurar que os profissionais de saúde do município estejam cada vez mais capacitados para o atendimento, especialmente numa área como a deficiência intelectual, que se apresenta com especificidades variadas, que podem causar uma certa confusão no momento do acolhimento e encaminhamento correto desse paciente”, afirma a gerente da GAPD, Marilda Costa.
A capacitação será desenvolvida em etapas. Nesta segunda-feira, a atividade acontece no auditório da SMS, das 13h30 às 17h. Amanhã (21), a capacitação terá continuidade no auditório do Conselho Regional de Psicologia (CRP) – localizado na Rua Prof. José da Silveira Camerino, 291, no Farol – das 8h às 13h e das 13h30 às 17h, com a participação de profissionais das unidades situadas nos 1º, 2º, 4º e 8º Distritos Sanitários. A expectativa é capacitar cerca de 700 profissionais de saúde até o final do mês de abril.
Elaborado com a colaboração dos Centros Especializados em Reabilitação (CERs) responsáveis por este atendimento no município, o conteúdo da capacitação será desenvolvido da seguinte forma:
Conceito de deficiência – Dra. Lorella Ciapetta – fisiatra responsável pelo CER do PAM Salgadinho;
Tipos de deficiências:
– Intelectual – Wallace Araújo – Fisioterapeuta da Pestalozzi;
– Visual – Vinícius Falcão – Oftalmologista da Apae Audiovisual;
– Física – Aline Barros – Fisioterapeuta da Adefal;
– Auditiva – Caroline Acciolly – Fonoaudióloga da Aappe;
– Múltipla – equipe.
Após os esclarecimentos da parte teórica, os profissionais participarão de dinâmicas e receberão orientações acerca da identificação das deficiências por fases, finalizando com a apresentação de casos clínicos, para uma melhor visualização de todo o conteúdo apreendido.