Um dos grandes desafios da administração atual de Atalaia, é reverter o triste quadro encontrado no SAAE, o órgão que controla o serviço de abastecimento de água na cidade. Praticamente sucateado; e como se não bastasse, sobrevivendo em meio a essa crise hídrica nunca vista na região, assim é o SAAE, que deve uma fortuna a Eletrobras e que têm muitas pendências à receber de consumidores inadimplentes.
O bom é que nesse curto período de governo, a água está sendo viabilizada de outras fazendas para suprir a carência do reservatório, foi adquirido um potente motor-bomba e está havendo constantes mudanças na tubulação, porque grande parte da existente ainda é de amianto, produto hoje condenado pela Vigilância Sanitária.
“Encontramos o SAAE muito desgastado, sobretudo com sérios problemas que têm que ser resolvidos”, argumentou seu diretor Luiz Vigário (Lulinha), ciente que a tarefa é pesada, visto que a Prefeitura tem pouco dinheiro em caixa. Diz que o prefeito Chico Vigário decretou ‘Estado de Seca’ e que o município estará sendo beneficiado por meio do Governo Federal, onde a partir da próxima semana devem chegar alguns caminhões pipas que vão operacionalizar no serviço de abastecimento de água nos povoados e na cidade, face a demanda existente por conta da seca que já dura mais de três anos.