O município de Capela teve sua situação de emergência em decorrência da estiagem reconhecida pelo Governo Federal. Uma portaria publicada na edição desta sexta-feira (10) do Diário Oficial da União reconhece a situação também de outros 10 municípios de outros estados do país.

A Secretaria Nacional de Proteção e Defesa Civil, integrante do Ministério da Integração Nacional reconheceu a situação após analisar as informações enviadas pela Defesa Civil de Alagoas, que estão no Formulário de Informações do Desastre (FIDE).

Assim como outros municípios alagoanos, Capela vem sofrendo com os efeitos da estiagem que afeta o Nordeste. A população carece de serviços básicos, como água potável e setores como agricultura e agropecuária estão bastante afetados, o que incide diretamente na economia municipal.

No último dia 03, Viçosa também teve a situação de emergência reconhecida pelo Governo Federal.

O reconhecimento da situação tem vigência por 180 dias e possibilita que o município tenha acesso a recursos emergenciais enviados pela União. Após análise de toda a documentação requerida, o Ministério da Integração Nacional define o valor do recurso a ser disponibilizado para ações emergenciais.