Prefeito de Matriz de Camaragibe, Anderson Bolevard (segundo de relógio)  marcou presença na manhã desta segunda-feira, no auditório do Tribunal de Contas de Alagoas, a fim de participar do seminário promovido pela Corregedoria Geral da União (CGU), focado na Transparência Pública. O evento reuniu prefeitos e auditores técnicos do Estado, onde integrantes da CGU apresentaram medidas de aperfeiçoamento da gestão; de prevenção e combate à corrupção; e de incentivo à transparência das informações públicas e gastos governamentais.

“Foi um encontro de grande importância para todos nós, principalmente pela maneira de como a CGU tem disponibilizado seus serviços, mostrando-se acima de tudo, como uma grande parceira hoje dos municípios brasileiros” comentou o prefeito de Matriz Anderson Bolevard, assegurando que desde a gestão passada, o município já dispõe do site da Transparência. Os representantes da CGU aproveitaram o encontro, a fim de apresentar de como funciona o Painel Municípios (paineis.cgu.gov.br/municipios), um site que consolida dados produzidos e coletados pelo Ministério da Transparência, há cinco anos, sobre os 5.561 municípios brasileiros.

O objetivo do Painel Municípios tem sido o de apoiar a gestão dos prefeitos, além de estimular nos cidadãos o exercício do controle social. A ferramenta permitirá a consulta sobre: relatórios de auditoria e fiscalização; valor de transferências de recursos federais; convênios celebrados com a União; denúncias e reclamações; operações especiais; e relação de empresas declaradas inidôneas.

 “Queremos mostrar o novo papel do Ministério da Transparência: de ser didático, parceiro, de ajudar antecipadamente e, assim, criar uma Administração Pública preventiva. É preciso que o gestor municipal se dê conta que não vale a pena correr riscos; que os modernos meios de acompanhamento de contas tornam muito difícil burlar a lei para obter alguma vantagem” destacou o ministro Torquato Jardim, ao falar através de um vídeo aos participantes.