(Atualizada às 14h20)
O governador Renan Filho afirmou, na manhã desta segunda-feira (30), que o ataque a uma viatura da polícia que estava estacionada em frente ao prédio da 2ª Companhia Independente onde criminosos atearam fogo no veículo, na madrugada de ontem, no município de Joaquim Gomes não é um caso isolado, mas se trata de uma ação de facção criminosa.
Durante a solenidade de reinauguração da sede da 1ª Gerência Regional de Educação (Gere), Renan Filho declarou que ação é para tentar desestabilizar a segurança no Estado e disse que os responsáveis pelo delito já estão presos e serão apresentados na tarde de hoje pela Secretaria de Segurança Pública (SSP).
“Não é isolada, a ação é de uma facção criminosa tentando desestabilizar. Foi uma viatura velha que estava parada. A gente prendeu e serão apresentados hoje à tarde os meliantes dessa ação porque o papel da segurança é esse. Prendemos aqui em Maceió também uma quadrilha com coquetéis molotov, armas, drogas, preparados para esse tipo de ação. Aqui em Alagoas nós agimos com firmeza e serenidade.”
Renan acrescentou que não cabe ao Estado negociar com membros de facções que estão em custódia nos presídios. Além disso, garantiu que a Segurança Pública está demonstrando o trabalho de identificar e prender suspeitos de ataques criminosos.
“Nós estamos demonstrando ao meliante que estamos atrás dele e se ele cometer crime vai ser preso e vai para o sistema prisional e o tratamento no sistema, pela parte técnica, é considerado o mais adequado para garantir segurança ao próprio preso que também precisa ter sua segurança garantida. Mas também precisa fazer funcionar o sistema prisional porque o cidadão na rua quer paz, ele quer tranquilidade, por isso estamos trabalhando muito,” finalizou.
CONCURSO
Apesar das contas do Estado estar vivendo momentos de dificuldade, Renan assegurou que fará publicação do novo concurso entre os meses de fevereiro e março. O chefe do Executivo Estadual afirmou que aguarda apenas a conclusão da tramitação do concurso na Secretaria de Planejamento para ser divulgado.
“Nenhum Estado está com folga, mas o que estamos fazendo em Alagoas é fazer amis com menos, gastar onde as pessoas mais precisam e, sobretudo, na hora de trazer novos funcionários para o estado, vamos trazer os funcionários que mais o cidadão está querendo que venha que são os funcionários para a saúde, educação e para a Segurança Pública.”
ELEIÇÕES NA AMA
O governador também anunciou que colaborou para que o prefeito de Cacimbinhas, Hugo Wanderley (PMDB), construísse o consenso para definir a chapa única na eleição da Associação dos Municípios Alagoanos (AMA) que acontece hoje.
“Eu acho o consenso sempre muito importante na Associação dos Municípios Alagoanos porque ela defende uma causa e não pessoas. Ela defende a causa dos Municípios, e essa causa ela é comum a todos os prefeitos e numa causa como essa não cabe repartição, disputa política, de maneira que a AMA vem a algum tempo já, por consenso, elegendo seus presidentes e mais uma vez acontece com o Hugo Wanderley.”
*Colaboradora