O sistema de irregularidade de como era depositado o lixo de Atalaia, agora é coisa do passado. É que logo quando assumiu o comando da Prefeitura este mês, o prefeito Chico Vigário (PMDB) fechou o Lixão, que funcionava nas mediações do povoado Santo Antônio, a fim de conduzir todo material coletado na cidade, para a Central de Tratamento de Resíduos (CRT) instalada no município do Pilar/AL. Por essa razão foi que na manhã desta quarta-feira, o prefeito recebeu em seu gabinete, uma equipe técnica do IMA, a fim de selar justamente o Termo de Ajustamento de Conduta, para que todos os detalhes do projeto sejam concretizados de forma oficial.    

 “A nossa gestão não compactua com a continuidade da disposição de irregularidades dos resíduos sólidos. Por isso é que estamos por meio do IMA  se adequando  de imediato ao que dispõe a Lei Federal  de nº 12.305/2010, tornando-o ambientalmente equilibrado o município de Atalaia, sobretudo determinado em realizar a disposição de resíduos gerados de maneira ambientalmente correta, proporcionando uma sadia qualidade de vida para sociedade atalaiense, assim realizando a preservação do meio ambiente para as presentes e futuras  gerações” comentou o prefeito.  

O destaque da CTR alagoana é a tecnologia e a atenção ao meio ambiente. O projeto, segundo a engenheira de aterro Greice Carvalho, atende aos requisitos da Política Nacional de Resíduos Sólidos. É uma alternativa para pôr fim aos lixões. A estrutura pode atender a 25 cidades da região metropolitana de Maceió e do Agreste. Diz  Greice Carvalho, que a CTR recebe tanto resíduos domiciliares como industriais. Pilar, Marechal e agora Atalaia são as cidades metropolitanas que estão fazendo parte dessa inovação.