O presidente do Tribunal Regional Eleitoral de Alagoas (TRE/AL), José Malta Marques assegurou que um projetos da instituição é efetivar a conscientização política em todo estado, para despertar no eleitor um sentimento maior de responsabilidade no momento de escolher seus representantes públicos.

Em entrevista ao programa Bom Dia Alagoas, nesta segunda-feira (16), Malta Marques comentou que os primeiros passos da reforma política nas eleições municipais já provocaram algumas mudanças, e uma delas foi o nivelamento do financiamento nas campanhas no interior.

 Esse nivelamento provocou com que, em algumas cidades, a disputa fosse voto a voto. “Nós tivemos um município aqui que a diferença foi de apenas um voto e há muito tempo que não se via isso no Estado. Então eu acredito que nas próximas eleições o poder do eleitor será mais valorizado”, colocou Malta Marques.

Segundo ele, a proposta maior do projeto é conseguir a independência e a conscientização política, sobre antigos vícios eleitorais, a exemplo da compra de votos. Para isso, o órgão eleitoral irá designar um desembargador para coordenador todos os trabalhos.

 Ao assumir o cargo recentemente, Malta Marques colocou ainda que no ano após a eleição, uma das metas é dar celeridade ao julgamento dos processos oriundos das eleições de 2016, assim como iniciar a questão a construção da nova sede.