Depois do protesto de ambulantes realizado no final da manhã desta quinta-feira, 11, contra a decisão da Prefeitura de Maceió de impedir a venda de produtos na orla sem autorização, o coronel Ivon Berto, secretaria Municipal de Segurança e Convívio Social (SEMSCS), reforçou a necessidade do cadastro para realizar a atividade.
“Os ambulantes precisam estar devidamente uniformizados e não consumir bebida alcoólica, o que muitos fazem, e sem o cadastramento, aumenta muito o número deles. Assim pode virar um bagunça e atrapalhar tantos os turistas, quanto os habitantes de Maceió”, explicou o secretário.
Em relação a tentativa de integrantes do grupo se regularizarem, ele disse que cada caso está sendo analisado individualmente.
Durante o protesto, um grupo de ambulantes bloqueou um trecho da Avenida Doutor Antônio Gouveia, na Pajuçara. Um dos integrantes do grupo, que não quis não se identificar, disse que eles estão tentando se regularizar junto à prefeitura, mas ontem souberam que a partir de hoje estavam impedidos de vender produtos na Orla sem autorização do município.
Eles apresentaram um documento assinado pela SEMSCS informando que a partir de hoje estavam impedidos de comercializar no espaço e seriam multados e teriam as mercadorias e equipamentos aprrendidos.
A permanência no depósito da Secretaria implica em multa diária de R$88,87 para mercadorias e R$ 59,25 por equipamentos no depósito.