A Secretaria Municipal de Educação (Semed) inicia, na próxima quinta-feira (31), a formação voltada a diretores, vice-diretores, coordenadores pedagógicos, articuladores e professores da rede pública municipal de ensino, com foco no Sistema de Avaliação da Educação Básica (Saeb).

A formação, realizada em parceria com a Fundação Universitária de Desenvolvimento de Extensão e Pesquisa (Fundepes), acontecerá no auditório da Uninassau, no bairro do Farol, nos horários da manhã, tarde e noite, e está com inscrições abertas.

O “Se liga no IDEB: aprendizagem é a nossa meta!” tem foco no fortalecimento da gestão pedagógica, no monitoramento das aprendizagens e na melhoria dos indicadores educacionais da rede pública de ensino de Maceió.

Pela manhã, das 8h às 12h, será realizada uma palestra com diretores, coordenadores e articuladores escolares. À tarde e à noite, docentes dos 5º e 9º anos dos componentes Português e Matemática participarão do encontro formativo, escolhendo um dos turnos que melhor se encaixar às suas necessidades.

Para o coordenador-geral de Formação dos Profissionais de Educação de Maceió, Ricardo Maciel, a formação continuada dos professores é um pilar essencial para garantir a qualidade do ensino na rede pública de Maceió.

“Todo o momento formativo segue diretrizes fundamentais: o alinhamento ao Currículo Municipal, a homologia de processos, o foco no conhecimento pedagógico, a intencionalidade formativa, a acessibilidade e inclusão, a sistematização e aplicabilidade, a simplicidade e clareza dos conteúdos, e o compromisso com pontualidade e organização. Essas premissas garantem que a formação seja prática, acessível e eficaz para todos os profissionais da educação”, pontuou.

Ele destaca que estes primeiros encontros de formação, que em breve serão estendidos aos demais profissionais da rede, serão realizados em formato de oficinas ‘mão na massa’, cuidadosamente planejadas com base nas premissas da Semed.

Os temas abordados incluem o desenvolvimento da criança, currículo, avaliação, recomposição da aprendizagem, metodologias ativas, entre outros aspectos fundamentais que fortalecem o aprendizado em sala de aula e promovem uma educação com mais qualidade para os estudantes.

"Este é um passo importante para fortalecer a valorização docente e, acima de tudo, para transformarmos a realidade dos nossos estudantes", afirmou a subsecretária de Gestão Pedagógica, Tânia Almeida.

As inscrições podem ser feitas por meio dos seguintes links:

Para diretores, vice-diretores, coordenadores pedagógicos e articuladores

Para os professores de Português e Matemática dos 5º e 9º anos

Para os técnicos pedagógicos