A secretária de estado da Saúde, Rosângela Wyszomirska, esteve reunida com prefeitos e secretários municipais de saúde dos 102 municípios do estado para debater as ações de saúde no estado. Durante o encontro, ela falou que a Sesau quer debater as ações e implantar medidas de forma regionalizada.

O encontro aconteceu na sede da Associação dos Municípios Alagoanos (AMA), no bairro do Farol. No encontro, a Sesau irá distribuir m guia com as principais informações sobre a saúde em seus respectivos municípios e as ações que a Sesau vem desenvolvendo desde o início da atual gestão.

Rosângela disse que os problemas atuais da saúde nos municípios são difíceis de serem resolvidos e que a Secretaria aposta em parcerias e execução de ações regionalizadas.

“Os desafios da saúde de forma geral são a ampliação ao acesso, a atenção básica e a eficiência dos serviços. Os problemas existentes não foram resolvidos por serem complexos e muito difíceis. Nós esperamos ter parcerias com os municípios para poder ir por cada região vendo as dificuldades e tentando resolvê-las”, disse.

Um dos desafios citados por ela é com relação a prevenção e combate ao Aedes aegypti, transmissor da dengue, Zika e Febre Chukungunya e que causou sérios problemas de saúde em milhares de pessoas em todo o país. A secretária reconheceu a dificuldade no combate, mas ressaltou ações de continuidade para conseguir vender o problema.

“A dengue e outras doenças causadas pelo Aedes são de muitos anos é um ciclo que não acaba fácil. Nós estamos desenvolvendo ações e iremos propor medidas de continuidade, pois só assim poderemos combatê-lo”, afirmou.